windows81_logo

Windows 8.1 Vai Ser Lançado Com Bastantes Mudanças

O novo Windows 8, sistema operativo da Microsoft, trouxe algo de novo para o mundo da tecnologia, mas, tem sido fortemente criticado pelas mudanças que trazia. Com o Windows 8, a Microsoft consegue ter mais margem de manobra para decidir onde e no que investir, ou seja, reconstruiu um sistema operativo que consegue ser um [...]

windows8_dispositivos

O novo Windows 8, sistema operativo da Microsoft, trouxe algo de novo para o mundo da tecnologia, mas, tem sido fortemente criticado pelas mudanças que trazia. Com o Windows 8, a Microsoft consegue ter mais margem de manobra para decidir onde e no que investir, ou seja, reconstruiu um sistema operativo que consegue ser um sistema operativo utilizado em tablets, computadores e smartphones, ou seja, foi um projecto 3 em 1.

No entanto, o hábito do ser humano é sempre algo que é díficil de contornar e as mudanças que a versão 8.1 do Windows trará aos utilizadores são a prova disso mesmo. O Windows 8 surgiu com um novo design, com uma área nova: a interface Metro. Basicamente funciona como uma área pessoal, onde o utilizador poderá inserir o seu email e a partir daí, utilizar todas as aplicações possíveis do Metro segundo as suas informações (a utilização das aplicações não implica a inserção de um email do utilizador). Esta inserção de uma nova área não foi entendida por muita gente (pessoas que não têm “bagagem” na área da tecnologia), e pior ficaram quando perceberam que o novo Windows 8 não tinha implementado o botão de Iniciar como as versões antigas têm. Os acessos ao Painel de Controlo, encerrar o computador, entre outras funcionalidades, tinham maneiras diferentes de se aceder e a adaptação dos utilizadores ao Windows 8 acabou por ser quase nula. Prova disso mesmo é a fraca comercialização que o sistema operativo teve.

Após algumas semanas do lançamento oficial do Windows 8, os rumores começaram a surgir, e tal como era já esperado, a Microsoft desvendou tudo o que tinha para desvendar no primeiro dia da conferência Build (destinado a programadores), confirmando os rumores que iam sendo lançados.

windows81_start_button_back

Os utilizadores tanto criticaram, e pediram, que a Microsoft acedeu ao pedido: a actualização para o Windows 8.1 irá recolocar o botão de Iniciar. Outra novidade é a forma como o Windows será iniciado, ou seja, existem duas formas possíveis, que o utilizador poderá definir: iniciar o Windows com a nova interface Metro, ou, no tradicional desktop do Windows.

windows81_aplicacoes

A interface Metro viu o seu design um pouco alterado. Os mosaicos dinâmicos (correspondem às aplicações), têm agora quatro tamanhos diferentes e são personalizáveis (aplicou algumas mudanças na interface Metro para melhorar a interacção nos ecrãns touch mas também para aqueles que ainda fazem uso do rato e do teclado). Existe agora uma nova área para as aplicações. O Bing (motor de busca), está agora mais privilegiado, pois, conta com novas funções, as quais oferecem mais informação sobre os parâmetros da pesquisa. Outro aspecto que merece ser destacado, são os atalhos do teclado, que são agora muito úteis para quem utiliza (escreve), tablets. A actualização para a versão 8.1 do Windows, inclui uma opção de streaming de música, fotos e filmes, através da ligação à consola Xbox One. Outra novidade, e esta bastante agradável para quem trabalha com várias janelas ao mesmo tempo, é que o sistema irá ter agora suporte para dois ecrâns, permitindo a abertura de 8 janelas, ao mesmo tempo, através do Snap.

A actualização para o Windows 8.1 só estará disponível no final do ano e conta com bastantes novidades (acima foram mencioandas as mais sonantes). No entanto, para os mais curiosos, existe uma versão gratuita (para download), que pode ser testada, mas, que ainda não está finalizada.