WD-Ultra-Slim-Black-WD-204x300

WD E Sandisk Juntam-se Para Criar Novos Discos Rígidos

Já todos conhecem os discos rígidos (Hard Drive) e os mais recentes SSD(Solid State drive de que já falamos aqui). Cada tecnologia apresenta as suas diversas desvantagens/vantagens em relação ao outro, por isso neste ultimo ano têm surgido produtos que pretendem juntar o útil ao agradável. SSHD, parcialmente mecânicos, parcialmente com memória flash que permitem capacidades bem [...]

Já todos conhecem os discos rígidos (Hard Drive) e os mais recentes SSD(Solid State drive de que já falamos aqui). Cada tecnologia apresenta as suas diversas desvantagens/vantagens em relação ao outro, por isso neste ultimo ano têm surgido produtos que pretendem juntar o útil ao agradável. SSHD, parcialmente mecânicos, parcialmente com memória flash que permitem capacidades bem superiores ao SSD e velocidades de leitura/escrita acima dos HDD, estamos assim na fase do “meio-termo”.

Estes discos SSHD também conhecidos como discos Híbridos incluem um espaço considerável para armazenamento e um outro – flash – para processamento de dados, estão agora a entrar no mercado, e prometem aumentar a oferta em pouco tempo sobre a nível de preço. Os SSD’s têm-se destacado como o upgrade ideal em computadores portáteis e Desktop’s, mas, regra geral é um investimento caro tendo em conta o preço por GB quando comparados com os HDD, o que tem vindo a obrigar os utilizadores de Desktop a utilizar um exemplar de cada. Estes novos discos vêm equilibrar a balança, em rentabilidade/consumo/preço. Apesar de já existirem diversas marcas a comercializar discos Híbridos (como a Seagate) ainda existe pouca publicidade e variação.

Para ajudar a combater tal situação a WD e a Sandisk anunciaram que vão unir esforços de modo a construir soluções mais interessantes, a parceria vai ser juntar a construção de discos mecânicos ou SSD da WD há já consagrada produtora de memorias Flash Sandisk. O Primeiro produto que deverá sair para o mercado irá ser o WD Black, com uma capacidade de 500GB de armazenamento mecânico e uma espessura de aproximadamente metade dos SSD’s atuais (existirão também modelos com as espessuras “normais”), a grande novidade irá para a memória flash que nesta primeira gama deverá ser de 24 GB ( o que irá contrastar com os 8GB e 7mm de espessura disponíveis no mercado neste momento). Os primeiros exemplares começaram já a ser enviados para as construtoras OEM devendo estar no mercado nos próximos meses.

WD-Black

É interessante ver cada vez mais novas e avançadas soluções de Armazenamento para os Computadores, resta saber se o preço se manterá tão interessante quanto a novidade.