SpaceTop3D

SpaceTop 3D

A tecnologia tem sofrido, nos últimos tempos, avanços espectaculares. Smartphones, tablets, pc’s, internet 4G, hardware, software, etc, todos estes “brinquedos tecnológicos” têm sofrido alterações e irão continuar cada vez mais daqui para a frente. O mundo da tecnologia sofre profundas alterações a cada dia que passa, mas, no entanto, existe um computador que ultrapassa todas [...]

SpaceTop3D

A tecnologia tem sofrido, nos últimos tempos, avanços espectaculares. Smartphones, tablets, pc’s, internet 4G, hardware, software, etc, todos estes “brinquedos tecnológicos” têm sofrido alterações e irão continuar cada vez mais daqui para a frente. O mundo da tecnologia sofre profundas alterações a cada dia que passa, mas, no entanto, existe um computador que ultrapassa todas as barreiras do imaginável. Sabe aqueles computadores futurísticos em que o utilizador manobra o conteúdo digital com o movimento das mãos, isso mesmo…com o movimento das mãos.

Actualmente já existe esse computador, chama-se SpaceTop 3D. A sua apresentação foi feita na conferência TED 2013, em Los Angeles.

O projecto pertence a Jinha Lee, que tem vindo a trabalhar nesta nova e bombástica tecnologia com a colaboração da Microsoft. Em declarações proferidas à BBC, o especialista conta que o objectivo do projecto é permitir às pessoas a interacção com as máquinas e com o conteúdo virtual da mesma forma que existe a interacção das pessoas com objectos sólidos. Esta possibilidade tornaria então o processo de interacção com o computador mais intuitivo e agradável. Afirma ainda que está previsto o uso geral do sistema dentro de apenas uma década.

SpaceTop3D2

O SpaceTop 3D é consituído por um LED transparente com câmeras interiores, as quais seguem e registam os gestos e o movimento ocular do utilizador. Este sistema foi inspirado na necessidade humana de interagir com objectos: “If you are currently working on a document, you can grab it and foil it as a book.”, disse Jinha Lee à BBC, relativamente à interacção do utilizador com o sistema.

Para concluir, Jinha Lee (criador do SpaceTop 3D), acredita que a possibilidade de manejar conteúdo digital vai permitir às pessoas a utilização mais fácil de um computador além de facilitar a conclusão de tarefas mais complexas.