android_log

Sistema Operativo Móvel Mais Rentável Da Microsoft É O… Android

Quem o vem dizer é a ZDnet num artigo escrito por Steven J. Vaughan-Nichols, que a Microsoft através das suas “jogadas” de mercado consegue tirar maior partido do Sistema Operativo da Google do que do seu próprio. O Negócio é simples e já foi noticiado diversas vezes: parcerias com construtoras de dispositivos como a HTC , Samsung, [...]

Quem o vem dizer é a ZDnet num artigo escrito por Steven J. Vaughan-Nichols, que a Microsoft através das suas “jogadas” de mercado consegue tirar maior partido do Sistema Operativo da Google do que do seu próprio.

O Negócio é simples e já foi noticiado diversas vezes: parcerias com construtoras de dispositivos como a HTC , Samsung, a LG, Foxconn ou ZTE combinaram com a Microsoft o pagamento de x$ – chamados de Royalties/direito autoriais - por cada dispositivo produzido e comercializado com Android (em alguns casos Chrome também é incluido) produzido. Sendo este um Sistema Operativo bastante utilizado – a Nokia é a grande (ou até mesmo unica) empresa a produzir apenas em Windows Mobile – a Microsoft irá tirar vários Milhões destes acordos durante os próximos anos. O valor indemnizado à Microsoft por cada unidade produzida deve rondar entre os 4 e 8 dólares cada.

mobileosmarketshareapr2013

Este gráfico demonstra bem a predominância do Sistemas Operativos Mobile nos EU, onde o sistema proprietário iOS é o que mais vende seguido do Android. A Parcela da Microsoft é praticamente irrelevante.

Conseguindo convencer algumas destas empresas de que era mais fácil pagar uma “taxa” por cada artigo produzido do que enfrentar a própria Microsoft em guerras de patentes na forma judicial , esta tem vindo, e cada vez mais, a tirar lucros do Android desde 2011. A vantagem da Microsoft com esta jogada é encarecer os dispositivos Android desde o seu fabrico até ao consumidor final – que de forma geral são considerados “baratos” sobretudo quando comparados ao rivais iOS e WP – de forma a tornar o seus próprio sistema operativo Windows Mobile mais atrativo no mercado. Esta é, no ponto de vista da Microsoft, uma maneira de tornar o Sistema Operativo open-source/free num conteúdo cada vez mais comercial e pago. Outras empresas com Sistemas Proprietários como a Apple, têm tentado investir no mesmo tipo de jogo, no entanto menos bem sucedidos.

É ainda estimado que este valor possa chegar ao 3.4 Biliões de dólares apenas durante este ano e 8.8 Biliões apenas durante o ano de 2017, para quando estão projetadas cerca de 1.5.Biliões de Unidades Android.