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SEO – O Que Posso Fazer?

Hoje qualquer negócio que se preze tem de ter o seu próprio Web Site. Se você o tem, é provavelmente a razão pela qual está aqui, então o texto que se segue, é dedicado a si. Vamos fazer um All-Around, que é como quem diz, dar uma olhada geral de tudo o que diz respeito [...]

Seo-blocks Hoje qualquer negócio que se preze tem de ter o seu próprio Web Site. Se você o tem, é provavelmente a razão pela qual está aqui, então o texto que se segue, é dedicado a si. Vamos fazer um All-Around, que é como quem diz, dar uma olhada geral de tudo o que diz respeito a este tema – SEO.

Em Primeiro vamos dar uma espreitadela na teoria – Afinal o que é o SEO?.

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization – Otimização para motores de Busca. Pode ser encarado como um conjunto de estratégias que permitem ao seu Web Site ou blogue pessoal uma maior exposição face a motores de busca – o Google neste momento é o motor de busca com mais sucesso, pelo que é boa política basear-nos no seu exemplo.

Hoje em dia quando um utilizador ( ou se preferirmos potencial cliente) quando não conhece uma empresa de um ramo em especifico, vai fazer uma procura na WEB utilizando palavras chave. É bom que estas palavras chave estejam relacionadas com o seu Web Site, pois deste modo ele irá acabar por “cair” nele e quem sabe, se não estará ali um novo cliente?

Podemos então dizer que os SEO permitem um aumento à “publicidade” em torno do seu site.

Existem diversas empresas que praticam este tipo de trabalhos, contundo são bastante caras, pelo que existem algumas tarefas que podem ser facilmente realizadas por um individuo não especializado na área – seja de informática ou não. Aqui iremos expor alguns “tópicos” úteis para isso.

Relembramos contudo que é importante que a pessoa que realiza algumas destas tarefas seja tão conhecedora quanto possível do mercado em que o site é suposto operar.

Para começar :

  • A sua página principal – esta é o “Hall de Entrada” para qualquer cliente ou visitante. Lembre-se que pode ser a primeira e última vez que essa pessoa visita o seu Site. Encare esta página como uma apresentação daquilo que a sua empresa representa para o público, descrevendo, por exemplo, os serviços facultados a área onde opera, possíveis trabalhos de renome já realizados/ em realização, etc… Cuide também do design a partir desta parte, caso contrário o cliente não irá tirar “prazer” da sua navegação;
  • Esteja ciente daquilo que os visitantes esperam do seu site, porque o deixam, porque o ignoram, etc… À frente iremos nomear alguns aplicativos que podem ajudar nesta tarefa;
  • Note que o seu site, depende claro da sua construção, irá ter várias páginas. Haverá sempre uma página “rainha”, que terá mais visitas que todas as outras – e não, nem sempre é a página principal a eleita – certifique-se que utiliza isso para agrado dos visitantes. Quem sabe, adicionar algum conteúdo adicional/extra/surpresa nessa mesma página não seria uma ideia útil?
  • Redes Sociais – estas constituem parte fundamental da Internet hoje em dia, pense , se ainda não o tiver, em criar páginas no Facebook /Twitter /Google+ /LinkedIn /Youtube, irá ver que ainda que indiretamente, as redes sociais irão favorecer os acessos ao seu Web Site;
  • Vocábulos inúteis ou incorretos podem trazer uma má imagem ao seu Web Site, tente adaptar a escrita utilizada, ao público e ramo alvo. Usar sinónimos, por exemplo pode parecer-lhe politicamente correto, mas o cliente/visitante pode não estar a procurar essa correção, mas algo mais simples e direto;
  • Descobrir ou perguntar a clientes ou amigos como chegaram ao seu Web Site, ou como descobriram o produto X, pode também ajuda-lo a definir melhor os seus objetivos e conteúdos;
  • A própria construção do seu Web Site pode também constituir um modo mais simples de empregar estas otimizações, Sistemas Gestores de Conteúdo -  como o WordPress ou o Joomla -  são ferramentas preciosas para a construção de um Web Site quando se tem conhecimentos limitados da área. Estas ferramentas têm também plugins na Internet que lhes dão um leque infinito de possibilidades para o seu site – SEO incluído;
  • Criatividade – lógico que existem diversas empresas a atuar no mesmo ramo e localidade, uma mistura de conteúdo, simples, direto e único é o ideal para qualquer Web Site;
  • Atualizações constantes – não deixe o seu Website igual durante anos e décadas, realize novas páginas, conteúdos e projetos para manter o seu domínio “vivo”. A Vontade de auto-didata pode ser algo fundamental neste aspeto;
  • Dependendo da area do seu Web Site, hoje em dia criar um conteúdo e design agradável perante um Smartphone/Tablet pode tornar-se fundamental, lembre-se que cada vez mais estes dispositivos são utilizados para trabalho e não apenas lazer.

Como Colocar O Seu Website Na Página 1 Do Google?

Falando um pouco do motor de busca :

Estes criaram os chamados “robôs”, eles passam a sua vida a vaguear na Internet à procura de conteúdo, tudo o que temos de fazer é mostrar esse conteúdo (apenas o seguro, obviamente) do nosso site. Assim quando alguém utilizar na pesquisa palavras desse conteúdo seu Site irá aparecer.

Algumas Ferramentas :

A Google, e claro os outros motores de busca, têm noção de todas as necessidades dos seus utilizadores, pelo que criou algumas ferramentas que podem ajudar nesta seleção de Keywords. Aqui vamos referir algumas delas. Mais uma vez lembre-se, a Internet é um recurso ilimitável.

WebToolsGoogle Webmaster Tools – Uma ferramenta de diagnostico do seu Site bastante completa, com uma leque vasto de opções. Irá concerteza mantê-lo ciente daquilo que o seu site é capaz.

Google PageSpeedTool – Ferramenta mais tecnica que permite verificar a velocidade do seu site;

Google Analytics – Permite verificar “entradas/saidas”, ou seja, como entram os visitantes no seu site (Motor de busca, outro site…), e para onde saem (site concorrente, etc…);

Google Keyword Tool – Ferramenta preciosa na escolha de keywords – palavras-chave – para o seu website

*Existem ainda, de acordo com o CMS que (se) utiliza, variadas ferramentas que podem ser encontradas gratuitamente no seu site – Joomla.org, wordpress.org, etc…

  • De forma mais sucinta idealize-se com estas bases:
  • Escreva para os visitantes não para os motores de busca;
  • Cuide da estrutura do Website – <meta> tags, <h1>/titulos, <b>/negritos,<a>/links;
  • Evite hiperligações para outros sites que sejam de baixa qualidade/reputação, utilize sempre links credíveis;
  • Elimine qualquer tipo de conteúdos duplicados;
  • Os seus links/URL’s devem ser um titulo “decentes”, incluindo palavras chave para aquilo que se fala na página;
  • Nunca pare de aplicar novas informações e conteúdo ao seu site.
  • Lembre-se sempre que o SEO não se nota do dia para a noite, é uma tarefa que exige tempo e espaço. Pode encarar o SEO como uma campanha de progresso, e não um destino. Não se esqueça de manter a par de novas ferramentas – como acabou de fazer se leu esta página.