tizen

Samsung Investe Forte No seu Sistema Operativo

Já aqui tínhamos falado no Tizen, um Sistema operativo liderado pela Samsung com o objectivo de fazer frente à hegemonia do Android e do iOS. Fruto de uma parceria entre várias empresas com presença no ramo. Contundo as notícias sobre o Sistema têm vindo a estagnar, e chegou-se mesmo a pensar que o projecto tinha morrido [...]

tizen

Já aqui tínhamos falado no Tizen, um Sistema operativo liderado pela Samsung com o objectivo de fazer frente à hegemonia do Android e do iOS. Fruto de uma parceria entre várias empresas com presença no ramo. Contundo as notícias sobre o Sistema têm vindo a estagnar, e chegou-se mesmo a pensar que o projecto tinha morrido na praia.

Mas não, surgem agora noticias que a Samsung em parceria com a outra gigante com poderes na criação deste sistema operativo, a Intel lançaram um evento onde irão pagar até 4 Milhões de dólares aqueles que produzirem as melhores APP’s para este Sistema Operativo.

tizenDestes 4 milhões a grande fatia irá para o melhor jogo produzido, com um prémio de 200 000 dólares, face à melhor aplicação que irá ser premiada com 120 mil dólares. Destaque ainda para as 10 melhores app’s desenvolvidas em HTML5 com direito a 50 mil dólares cada.

Veja aqui mais detalhes sobre a distribuição dos prémios e regras do concurso.

As soluções podem ser enviadas até 1 de Novembro, e os vencedores serão anunciados no mês seguinte.

O investimento das empresas na criação de aplicações pelos programadores tem sido uma politica bastante utilizada ultimamente, onde tanto a BlackBerry, como a Microsoft o fizeram, a segunda aliás foi extensível não só aos smartphones como ao seu Sistema Operativo para computadores.

Um grande problemas que estes “novos” sistemas operativos para smartphones ou Tablets enfrentam são o iOS e Android, que parecem não largar o seu trono ficando com uma taxa de utilização demasiado grande para a entrada de outros no mercado. No caso do Tizen, passada a fase de produção do Sistema Operativo e do desenvolvimento de app’s (que dependem directamente do seu sucesso) resta esperar pelo lançamento de gadgets compatíveis, que deverá acontecer apenas no inicio do próximo ano, e quem sabe com “prémios” de lançamento.