galaxysiv_vs_galaxysiii

Samsung Galaxy S IV Melhor Que O Seu Antecessor?

Depois de apresentadas todas as novidades do novo Samsung Galaxy S IV (hardware, software e acessórios) é altura de fazer a comparação com o seu antecessor (Samsung Galaxy S III). O objectivo deste artigo é, principalmente, comparar em termos de especificações os dois últimos dispositivos Samsung Galaxy S. A pergunta que se coloca sempre é: [...]

galaxysiv_vs_galaxysiii

Depois de apresentadas todas as novidades do novo Samsung Galaxy S IV (hardware, software e acessórios) é altura de fazer a comparação com o seu antecessor (Samsung Galaxy S III). O objectivo deste artigo é, principalmente, comparar em termos de especificações os dois últimos dispositivos Samsung Galaxy S. A pergunta que se coloca sempre é: será que vale a pena comprar o novo dispositivo da Samsung? Há um tempo atrás eu diria que não, no entanto, com a dedicação que a Samsung tem mostrado para com o mercado, clientes e para com os seus dispositivos (nota-se um desenvolvimento muito grande), também, eu diria que é muito importante verificar se realmente existe ou não o tal nível superior que justifique a compra.

Design

A Samsung tem renovado, isso é a mais pura da verdade, no que ao design dos seus dispositivos diz respeito. Desde o primeiro Samsung Galaxy S até ao S III o design do dispositivo era sempre alterado, coisa que quase não aconteceu com o novo Samsung Galaxy S IV (e que na minha opinião os próximos dispositivos serão praticamente todos iguais em termos de design).

Já a Apple também a partir do iPhone 4 deixou de modificar muito o design do seu dispositivo. Muitos criticam e acham que o design deve ser alterado e modificado.

O novo Samsung, no entanto, viu modificado o seu design em relação ao Samsung Galaxy S III. Está mais fino, mais leve, mas mantém o mesmo tamanho, ecrãn maior e bordas mais pequenas. Claro que a forma é a mesma e não pode ser visto como um ponto negativo, na minha opinião.

O novo dispositivo estará disponível nas cores preto e branco.

Hardware

É em relação ao hardware que se notam bastantes modificações. Com o aumento do ecrãn de 4,8” para 5” foi aumentado como consequência também a sua resolução e densidade por píxel Full HD a 1,929 x 1,080p e 441ppi, enquanto que o seu antecessor tinha 1280 x 720p e 326ppi.

A memória RAM chega aos 2GB, 1 GB a mais que o seu antecessor. Em relação ao processador é que houve uma grande modificação, o Quad-core Exynos 5 foi substituído pelo Octa-core Exynos 5 (haverá uma versão do S IV que terá um processador diferente para certas regiões, como por exemplo, Estados Unidos da América, Canadá e Suécia que será o Qualcomm 600).

A PrimateLabs efectuou um teste de desempenho ao Samsung Galaxy S IV e a outros smartphones topo de gama e a capacidade de processamento do novo S IV é claramente superior a todas as outras.

Galaxy-S-4-teste-desempenho


Destaque também para a câmera de 13MP do Galaxy S IV, muito melhor que os 8MP do Galaxy S III e a bateria de 2600 mAh, enquanto que o seu antecessor tinha uma bateria de 2100 mAh.

Software

As novidades de software, são de longe o grande destaque, deste novo dispositivo da Samsung. Em relação ao sistema operativo enquanto que o Samsung Galaxy S III tem o Android Jelly Bean 4.1, o Galaxy S IV chegará com o Android Jelly Bean 4.2.2, até agora só disponível nos Nexus.

As outras novidades de software são o Sound & Shot, Dual Camera, Dual Video Call, Drama Shot, Smart Pause, Smart Scroll, Air Gesture, Air View, Grou PLay, Story Album, Eraser, S Voice Drive, S Translate, S Health, Watch On e Knox.

Uma boa noticia para os utilizadores do Galaxy S III é que o vice-presidente da Samsung – Nick DiCarlo – já indicou que as funcionalidades do Samsung Galaxy S IV chegarão ao Galaxy S III, caso não dependam de hardware.

Se tiver o Samsung Galaxy S III, a minha opinião é que não é necessário comprar o novo Galaxy. Uma vez que muitas das funcionalidades do Galaxy S IV irão executar no Galaxy S III, e este a breve tempo irá ter o Android Jelly Bean 4.2, sendo que a única diferença está presente no hardware dos dispositivos, que como é óbvio o Galaxy S IV está muito melhor.

Se tiver um dispositivo inferior ao Galaxy S III, aí sim, já se justifica a mudança, pois a diferença começa já a ser abismal (a capacidade de processamento para certas aplicações/jogos já se nota uma certa diferença).