mozilla_samsung

Samsung e Mozilla Unem Esforços Para Criar Novo Web-Browser

Tanto a Samsung como a Mozilla já apresentam diversas soluções para o mercado móvel que se têm vindo a destacar do mainstream, mais concretamente da Google e do Android. A Primeira ao lançar “farpas” ao hegemonismo da Google e a tentar sucessivamente a criação do seu próprio Sistema Operativo para Smartphones e Tablets, num mercado [...]

mozilla_samsungTanto a Samsung como a Mozilla já apresentam diversas soluções para o mercado móvel que se têm vindo a destacar do mainstream, mais concretamente da Google e do Android. A Primeira ao lançar “farpas” ao hegemonismo da Google e a tentar sucessivamente a criação do seu próprio Sistema Operativo para Smartphones e Tablets, num mercado de dispositivos já dominado por si, e a Mozilla, ao lançar recentemente o FirefoxOS para também concorrer ao Android. Além de que o principal produto da empresa – o browser Mozilla Firefox – tem vindo a perder a sua quota de utilizadores para o Google Chrome desde que este foi lançado na sua versão beta.

Foi recentemente anunciado que as duas empresas se juntaram para criar um novo browser mais poderoso – “o browser da próxima geração”, de forma a aproveitar os recursos atuais e futuros dos dispositivos, mais concretamente aos Processadores “multi-core” que têm vindo a ser implementados com cada vez mais frequência nos dispositivos e com maior qualidade.

mozilla_rust_logo-O projeto já foi apelidado de “Servo” e irá ser construido em Rust, uma linguagem de programação pertencente à Mozilla constituída maioritariamente por C++, que vai acrescenta várias evoluções a nível de gestão de memória e Segurança. No fim do ano deve sai já a sua primeira versão estável 1.0.

Não existem grandes expetativas de quando o browser assistirá à sua primeira versão. No entanto isso estará bastante longe, talvez numa altura em que os processadores de topo já atinjam as 16cores.

Blog Mozilla

Siga aqui a linguagem de programação Rust