tizen

Samsung Constrói Rival Para O Android – Tizen

Sim, a Samsung já domina, cada vez com mais força, o mercado do Sistema Operativo Android e Smartphones. Esta anunciou à poucos dias a nova versão da sua gama de Smartphones, o Samsung Galaxy S IV que, no mínimo, promete. Contudo começam agora a surgir noticias que a Samsung está a construir, leia-se programar, um [...]

tizenSim, a Samsung já domina, cada vez com mais força, o mercado do Sistema Operativo Android e Smartphones. Esta anunciou à poucos dias a nova versão da sua gama de Smartphones, o Samsung Galaxy S IV que, no mínimo, promete.

Contudo começam agora a surgir noticias que a Samsung está a construir, leia-se programar, um rival para o “seu” Android.

Trata-se do Tizen, um Sistema Operativo que, tal como o Android, é construido com uma base em Linux. Está a ser construido tendo como os recursos financeiros e humanos da Samsung e da Intel. Possui, para já, o argumento da sua grande adaptabilidade a HTML5, que irá estar bastante presente na programação nos próximos anos.

Apesar de já se encontrar em construção à algum tempo, apenas agora a Samsung diz que vai lançar o primeiro produto algures entre Outubro 2013.

O mercado dos Smartphones é de momento dominado entre Android’s e iOS’s, tendo, para já, como concorrência, o BADA [projeto falhado da Sasmung], os BlackBerry, o UbuntuOS e o Firefox OS, este Tizen vem assim juntar-se à corrida, no entanto devido a ter o selo de qualidade da Samsung e Intel, pode fazer com que seja lançado uns passos à frente da concorrência. Não deixa de ser curioso no entanto a vontade da Samsung de dominar “todos os cestos”. Após ter trabalhado durante muito tempo com a Microsoft – que, através do seu CEO, tem vindo a criticar fortemente durante as ultimas semanas, e com a Google – utilizando o seu Sistema Operativo open-source e até lançar alguns produtos como parte de uma parceria [Galaxy Nexus] – esta tenha ainda vontade de alargar os seus horizontes, expandido o mercado que já vai sendo dominado por si, e lutando pelos seus próprios créditos.

Site oficial do Sistema Operativo Tizen.