logo

Programar ‘Coding’ é Omportante

Com o aumento visível a todos os níveis de riqueza no mundo inteiro do que à Tecnologia diz respeito, é importante que cada individuo que utilize as tecnologias saiba um mínimo de programação. É neste sentido que têm surgindo ao longo da Internet variados Web Sites com o intuito de puxar o interesse geral para [...]

Com o aumento visível a todos os níveis de riqueza no mundo inteiro do que à Tecnologia diz respeito, é importante que cada individuo que utilize as tecnologias saiba um mínimo de programação.

É neste sentido que têm surgindo ao longo da Internet variados Web Sites com o intuito de puxar o interesse geral para a programação básica. Desta vez foi uma nova organização sem fins lucrativos – code.org – que junta algumas personalidades importantes – principalmente nos Estados Unidos da América, mas extensíveis pela fama a todo o mundo – para que pudessem demonstrar o quão importante é saber este mínimo.

Algumas dessas personalidades foram Bill Gates – Fundador da Microsoft , Mark Zuckerberg – provavelmente a personalidade mais forte do momento no mundo da tecnologia, Fundador e Chefe Executivo da Rede Social Facebook, bem como outros famosos externos ao mundo da tecnologia como o antigo Presidente dos USA Bill Clinton, ou o músico Will.i.Am ou a estrela da NBA Chris Bosh ou o ator Ashton Kutcher.

“Aprender a Programar melhora a tua mente, e ajuda-te a pensar melhor, criar outras formas de pensamento sobre coisas que julgo que sejam comuns a todos os domínios” (Bill Gates)

O Site além de motivar a ensino através de citações de personalidades conhecidas, apresenta ainda diversas ferramentas para Alunos [aqueles que já ou são ou queiram aprender] e professores. Está também a ser criada uma base de dados com escolas e instituições que permitam este ensino, como escolas, universidades, etc… extensíveis ao mundo inteiro.

Esta organização fundada pelos irmãos Hadi Partovi e Ali Partovi com o objetivo de criar uma ciência de computação e programação acessível para todos.Os Criadores realçam ainda a importância do ensino dando o exemplo – como não poderia deixar de ser – do número de empregos procurados nesta área, referindo-se que em 2020 irão existir mais de 1Milhão de vagas na industria da Tecnologia do que estudantes e que o mercado precisa quase que urgentemente de programadores para responder com sucesso às exigências dos consumidores do futuro.

Outro Web Sitio semelhante e igualmente útil é o codeacademy.com que permite ao visitante codificar algumas coisas bem como ver as suas respetivas funções.

Seja o visitante um atual ou futuro aluno, um atual ou futuro professor, ou apenas um interessado, este tipo de iniciativas constitui um fator de conhecimento importante para todas as camadas sociais.

code.org

codeacademy.com