cern_logo

Primeiro Website Do Mundo Voltou A Estar Online

Todos conhecem a Internet hoje – ou não estariam aqui – mas poucos sabem quais foram as suas origens. Existem várias razões para as quais originalmente se criou a internet, a principal será a já várias vezes ouvida e lida – comunicação dos Soldados Americanos durante a Guerra Fria. Historicamente esta (designada de Arpanet foi criada [...]

Todos conhecem a Internet hoje – ou não estariam aqui – mas poucos sabem quais foram as suas origens. Existem várias razões para as quais originalmente se criou a internet, a principal será a já várias vezes ouvida e lida – comunicação dos Soldados Americanos durante a Guerra Fria. Historicamente esta (designada de Arpanet foi criada da forma às diferentes bases americanas comunicarem entre si e prevenirem um ataque considerado iminente pela antiga União Soviética. Este ataque nunca passou para a realidade até um per iodo de paz.

Após esta pacificação era hora da comunidade cientifica por mãos à obra, criando a linguagem de Mark-up HTML e o Protocolo HTTP até criar aquilo que hoje chamamos World Wide Web. Uma criação do CERN – Organização Europeia para a Investigação Nuclear. Faz agora 20 anos que tal feito aconteceu pela primeira vez – o lançamento do primeiro projeto (website) sob a forma WWW(então conhecido por W3). Este explicava como tal era possível e os protocolos porque passava. Como não poderia deixar de ser o conteúdo do site foi sendo desenvolvido e alterando ao longo do tempo com informação nova. Foi durante o dia de ontem, após noticia publicada pela própria CERN, reposto o WebSite tal como veio a “público” pela primeira vez, 20 anos depois.

WorldWideWeb_site

Homepage do primeiro WebSite existente.

Contudo a World Wide Web já existe à mais de 20 anos, cerca de 24, mas era reservada à troca de informações entre a comunidade cientifica em universidades e institutos. Esta data 30 de Abril de 1993 marca apenas a altura em que tal foi aberta de forma gratuita a toda a população mundial. Visite aqui o website-projeto de à 20 anos atras.