Primeiro Smartphone Para Invisuais Apresentado Na Índia

A tecnologia tem sofrido profundos desenvolvimentos com o avançar dos anos, novas tecnologias têm emergido e outras têm sido desenvolvidas ainda mais. Televisões, smartphones, tablets, computadores, etc, têm sido desenvolvidos e criados com objectivos claros de poder oferecer ao consumidor uma experiência única da tecnologia, que no entanto, ainda não é acessível por muitas pessoas, [...]

A tecnologia tem sofrido profundos desenvolvimentos com o avançar dos anos, novas tecnologias têm emergido e outras têm sido desenvolvidas ainda mais. Televisões, smartphones, tablets, computadores, etc, têm sido desenvolvidos e criados com objectivos claros de poder oferecer ao consumidor uma experiência única da tecnologia, que no entanto, ainda não é acessível por muitas pessoas, as quais não conseguem utilizar as novas tecnologias e poder conhecer os “brinquedos” que fazem parte do dia-a-dia de muita gente. E é por isso que esta notícia tem tanto impacto no mundo da tecnologia, pois actualmente, na Índia, está a ser desenvolvido, por Sumit Dagar em colaboração com IIT Delhi, um smartphone para invisuais.

Os smartphones tácteis são extremamente úteis e utilizados por quase todas as pessoas no mundo, no entanto e apesar das apostas das criadoras dos sistemas operativos na acessibilidade dos smartphones, estes ainda não oferecem a possibilidade de utilização por parte de um invisual.

Segundo, noticiou o Times of India, a ideia de criar um smartphone para invisuais surgiu após Sumit Dagar tomar consciência de que os invisuais não conseguiam tirar partido da mais recente tecnologia. Começou, então, a desenvolver, sem dúvida, este grande projecto, o qual já leva três anos, sendo que nos últimos três meses, o smartphone tem estado em fase de testes com resultados excelentes.

Este smartphone, propositadamente criado e desenvolvido para invisuais, permitirá aos mesmos a leitura de mensagens e emails, através do braille. O smartphone possui uma grelha de pequenos e finos botões arredondados que formam letras em braille possibilitando assim a leitura no smartphone.

No entanto, Dagar, não se vai ficar por aqui e já afirmou que irá dar continuidade ao trabalho desenvolvido até agora, ou seja, Dagar continuará a actualizar o smartphone no futuro.

Sem dúvida uma excelente notícia para os invisuais e que realmente merece enorme destaque no mundo da tecnologia. O lançamento do smartphone está previsto ainda este ano.

Em baixo pode ver a apresentação, na TED 2011, de Sumit Dagar acerca do smartphone.