leapmotion_logo

Primeiras Demonstrações do Leap Motion

Tem-se vindo a revelar um dos periféricos mais aguardados de momento. A tecnologia chama-se Leap Motion e a sua ideia é trazer ao utilizador uma experiência muito mais realista no controlo do seu computador, através das suas próprias mãos contra o já conhecido rato (ou comando no caso de jogos). A primeira experiência mais realista – ou seja com software [...]

Tem-se vindo a revelar um dos periféricos mais aguardados de momento. A tecnologia chama-se Leap Motion e a sua ideia é trazer ao utilizador uma experiência muito mais realista no controlo do seu computador, através das suas próprias mãos contra o já conhecido rato (ou comando no caso de jogos).

A primeira experiência mais realista – ou seja com software comum – foi com o mais recente Sistema Operativo da Microsoft, Windows 8 onde é possível ver um pouco daquilo que será possível a qualquer utilizador que anseie pela tecnologia.

Curiosamente, como se sabe, o Windows 8 tem vindo a ser bastante criticado pelos utilizadores de Computadores, que referem ser construído com demasiada atenção aos dispositivos Tablet – surface no caso da Microsoft. Apesar de a Microsoft já ter anunciado a sua actualização 8.1 /Windows Blue/ “Windows 8 Service Pack urgente” que irá alterar muitas destas opiniões a Leap Motion assume a ideia de tornar o Sistema Operativo num ambiente diferente com o seu dispositivo. A companhia acrescentou ainda que este irá ser plug-and-play (Ligar e utilizar sem necessidade de software e drivers adicionais), que também irá ser compatível com Windows 7 e ainda que os utilizadores do MAC OS podem esperar pelo seu video de demonstração muito brevemente.

leapmotion_dispPara quem não sabe a ideia do Leap Motion vem no seguimento do já consagrado Kinect, nomeadamente nas consolas, que nos permite jogar utilizando as próprias mãos e movimentos do nosso corpo através de um Webcam ou outros periféricos  No caso do Leap Motion este utiliza um pequeno dispositivo, como o apresentado ao lado na sua forma final – sofreu diversas modificações enquanto era concebido (2 anos aproximadamente), composto internamente por diversas câmaras e leds infravermelhos que irão permitir analisar o movimento da nossa mão, desde ao eixo XYZ ou velocidade vectorial.

Relembramos que o dispositivo está marcado ser lançado comercialmente para daqui a 2 meses, mais concretamente a 22 de Junho quando as primeiras unidades previamente encomendadas irão ser enviadas. Aos utilizadores que só agora se interessam irão ter que esperar mais algum tempo para receber o seu exemplar. O preço do periférico pelo menos durante a fase inicial não será inferior a 80 dólares, que é como quem diz 62€ ou R$ 160, excluindo portes ou custos associados. É ainda especulado que a Leap Motion está em conversações com fabricantes de dispositivos como a Asus ou a HP para incluir o dispositivo nos seus portáteis.