curiosity

Os 9 Meses De Trabalho Do Robot Curiosity Em Marte

A pouco e pouco o Homem tem conseguido uma evolução impressionante, no que à tecnologia diz respeito, e não só, em termos espaciais, também. Depois de o Homem ter conseguido viajar até à Lua, conseguiu agora (embora através de um robô, mas conseguiu) chegar a Marte e tirar fotografias que permitem, agora, estudar o planeta [...]

A pouco e pouco o Homem tem conseguido uma evolução impressionante, no que à tecnologia diz respeito, e não só, em termos espaciais, também. Depois de o Homem ter conseguido viajar até à Lua, conseguiu agora (embora através de um robô, mas conseguiu) chegar a Marte e tirar fotografias que permitem, agora, estudar o planeta Marte (condições, atmosfera, etc), pensando que, está a ser planeada uma viagem a Marte, em 2020, com uma tripulação de 24 pessoas, altamente treinadas e escolhidas.

curisoity_aterra_marte

Mas, antes da viagem ser feita, tem de existir um estudo sobre as condições que o planeta tem, e de ser desenvolvido o equipamento necessário para a sobrevivência da tripulação em terras marcianas. No entanto, só o facto de o robô Curiosity ter conseguido aterrar em Marte já é um grande passo para a Humanidade, na descoberta de “novos horizontes”.

Um utilizador do Youtube, Karl Sanford, decidiu publicar um vídeo, no qual resume os 9 meses de trabalho do robô Curiosity no planeta marciano. O vídeo é uma sequência de imagens (disponibilizadas pela NASA no seu site) que o robô foi tirando durante a sua viagem por Marte, e, é por isso, que o vídeo está a causar sensação na internet, para além, da curiosidade que todas as pessoas têm em saber mais.

No dia 6 de Agosto de 2012, era revelado que o robô Curisoity, que tinha como destino o planeta marciano, tinha aterrado sem problemas de maior no planeta. Desde essa altura, o robô tem conseguido enviar imagens do planeta vermelho para a NASA, e também tentar despistar, por amostras do solo, se já existiu vida no planeta.

curisoty_especificacoes

O robô Curiosity é equipado com 6 rodas andantes e 10 instrumentos científicos, pesa cerca de 889 Kg, tem 3 metros de comprimento e 2,1 metros de altura, um braço mecânico para realizar as experiências e, ainda, 17 câmaras para conseguir captar imagens das rochas e do solo em alta definição.

Esta é sem dúvida uma notícia de grande interesse global. Esperemos para saber mais novidades acerca desta missão da NASA.

Enquanto não existem mais novidades, é disponibilizado em baixo o vídeo realizado por Karl Sanford.