opera_logo

Opera 12 Promete

A Opera revelou uma nova versão do seu browser, o Opera 12, que tem bastantes novidades e promete fazer concorrência a Chrome e Firefox. A nova versão do browser está disponível para Windows, Mac, Linux, Android, iOS e outros sistemas operativos e apresenta um conjunto de novidades, umas já implementadas em outros browsers e/ou extensões, [...]

A Opera revelou uma nova versão do seu browser, o Opera 12, que tem bastantes novidades e promete fazer concorrência a Chrome e Firefox. A nova versão do browser está disponível para Windows, Mac, Linux, Android, iOS e outros sistemas operativos e apresenta um conjunto de novidades, umas já implementadas em outros browsers e/ou extensões, outras novas e implementadas na nova versão do browser.

opera_12_screenshot

A nova versão do browser irá ser iniciada com um speed dial como página inicial, no qual são listados em forma de grelha os sites favoritos do utilizador. Não é de todo, uma nova funcionalidade, mas em termos de design está muito mais apelativo do que uma lista de sites.

Uma das novidades na nova versão do browser é a Stash, uma ferramenta de recorte web que segue o look do speed dial. Outras das novidades, é a Smartbox, uma caixa de pesquisa que tem o objectivo de tentar prever o que o utilizador pretende pesquisar, apresentando as sugestões de pesquisa prováveis. Todos os resultados possíveis são pesquisados em motores de busca diferentes.

Outra das novidades, prende-se com o facto do Opera Mail ter sido separado do browser, sendo agora, um serviço independente, que segundo a Opera, deve-se ao facto dos muitos pedidos que receberam por parte dos utilizadores.

No que ao design e estrutura do browser diz respeito, existe logo à primeira vista uma breve semelhança entre Firefox (botão no canto superior esquerdo) e Chrome (relativamente às abas e opções na barra de tarefas).

Esta é a nova versão do Opera 12. O download está disponível na sua página oficial bem como mais informação relativa ao browser.

Em baixo está um vídeo de apresentação do browser.