netapp_flashray

NetApp Lança All-Flash Array

Depois de nos últimos três anos, a NetApp – empresa multinacional americana de armazenamento e gestão de dados – apostar na disponibilização de SSD’s nos arrays de armazenamento, tem agora em mente o lançamento de um all-SSD array, um “purpose-built” de uma arquitectura de armazenamento flash para 2014. A empresa anunciou, também, um upgrade da [...]

netapp

Depois de nos últimos três anos, a NetApp – empresa multinacional americana de armazenamento e gestão de dados – apostar na disponibilização de SSD’s nos arrays de armazenamento, tem agora em mente o lançamento de um all-SSD array, um “purpose-built” de uma arquitectura de armazenamento flash para 2014.

A empresa anunciou, também, um upgrade da capacidade de memória na linhagem das flagships FASV6620, ou seja, a FASV6620 estará disponível com o dobro do tamanho de uma DRAM ou acima de 48GB de memória (o array também é afectado no seu desempenho em 10%). A FASV6250 pode ser configurada com 72 GB de memória e poderá ver 5% da rapidez da I/O performance aumentada. Adicionalmente, a FASV6290 pode ser configurada com 16 canais de fibra adicionais ou portas SAS.

Array EF540 All-Flash

EF540Array

O armazenamento flash permite aumentar o desempenho de aplicações como por exemplo, o processamento de transacções online. Claramente a NetApp está interessada nesta área de mercado.

O EF540 é muito diferente de outros sistemas flash que usam flash cards. Este é composto com 2.5 in.form factor SAS SDDs. Tem uma consistência de 300,000 I/Os por segundo. O array flash EF540 executa com o sistema operativo SANtricity da NetApp. Construído para as empresas que executam SAP, Microsoft SQL, Oracle DB2, Sybase e todos os sistemas que consistentemente exigem altos desempenhos para os seus dados, o EF540 é baseado na linha de armazenamento de arrays E-series: “The E-series gives us the ability to leverage off the experience of over 500,000 system deployments. So the architecture is extremely resilient, has a lot of redundancy, a lot of availability, we know that it just works.” disse Nathan Moffitt, director da NetApp.

FlashRay da NetApp

netapp_flashray

A NetApp planeia lançar uma purpose-built all-flash array conhecida como FlashRay, a qual tem a sua própria arquitectura (o FlashRay será baseado numa arquitectura cluster). O sistema operativo do FlashRay será interoperável com o seu sistema operativo mais popular, o OnTap, e com certas funcionalidades como por exemplo, dados snapshotting, replicação e backup, acesso multi-protocolo e dados de gestão. Adicionalmente, os arrays irão oferecer dados in-line desduplicados.

Apesar de o flash array EF540 e o FlashRay terem como base duas arquitecturas de hardware e software distintas, estes poderão complementar-se num ambiente corporado.