NASA_logo

Nasa Migra Do Windows Para Linux

É Oficial, apesar da noticiar já ter sido avançada em finais de março só agora a alteração foi confirmada. O motivo que está a ser utilizado pela Nasa é… a necessidade de Servidores mais estáveis. O utilizador comum liga os Sistemas Linux muitas das vezes à capacidade de escalabilidade e preço, que é quase ou [...]

LinuxÉ Oficial, apesar da noticiar já ter sido avançada em finais de março só agora a alteração foi confirmada. O motivo que está a ser utilizado pela Nasa é… a necessidade de Servidores mais estáveis.

O utilizador comum liga os Sistemas Linux muitas das vezes à capacidade de escalabilidade e preço, que é quase ou completamente gratuito. Contudo é já cada vez mais comum o utilizador de conhecimentos médios ou avançados ver apenas vantagens nestes Sistemas Operativos. Desta vez foi a NASA que optou por uma Plataforma Debian Linux. A Nasa finalmente alterou todas as suas estações portáteis ou espaciais para o Sistema Linux (parte da sua infraestrutura como os servidores já o eram), pelo que as suas criações – entre elas o primeiro Humanoide, computador/robô de forma humana  - também irão seguir este Sistema.

r2_nasaQuem começou por noticiar esta mudança foi o próprio Keith Chuvala, manager contratado pela NASA a fim de liderar os Sistemas computacionais e integração entre as diferentes equipas, que referiu ver-se obrigado a mudar para Linux devido a sua capacidade de optimização, modificação, ajustamento, etc… Devido a estas razões ele chegou à conclusão que o potencial Linux seria mais estável que a concorrência.

Contudo o Debian não deverá ser o único Sistema a utilizar, outras distribuições como o Red Hat (alguns dispositivos já usavam Scientific Linux, baseado nesta distribuição desde que foi criada) e CentOS irão também ser utilizadas, se bem que em menos Terminais. Para dar formação-extra aos seus colaboradores a Nasa vai utilizar os serviços da Linux Foundation.

Esta noticia apesar de não ser uma novidade bombástica vem ajudar ainda mais ao crescimento que as distribuições Linux têm tido nos últimos anos, sendo cada vez mais o Sistema Operativo escolhido em diversos projetos e empresas