mozilla-firefox-logo

Mozilla Lança Nova Actualização Para Firefox

É, actualmente, uma incógnita saber qual o melhor browser do momento. Muitos utilizadores utilizam o Chrome, outros o Firefox, outros o Safari, outros o Internet Explorer, e ainda, outros utilizadores que têm instalado no mesmo computador dois browsers diferentes dando uso aos dois, pois, não sabe em qual deve recair a sua escolha. Já muitos [...]

É, actualmente, uma incógnita saber qual o melhor browser do momento. Muitos utilizadores utilizam o Chrome, outros o Firefox, outros o Safari, outros o Internet Explorer, e ainda, outros utilizadores que têm instalado no mesmo computador dois browsers diferentes dando uso aos dois, pois, não sabe em qual deve recair a sua escolha. Já muitos testes de desempenho, a funcionalidades específicas de cada browser, foram feitos, e o que é certo é que todos os valores obtidos não têm um grande diferencial entre si. No entanto, ser melhor é relativo, pois cada browser à sua maneira, tem os seus prós e contras, e também depende sempre da adaptação de cada utilizador ao respectivo browser. Eu gosto de pensar que o melhor browser da actualidade é aquele que maior adaptação permite ao utilizador e aí já depende de cada utilizador, ou seja, para um utilizador a estrutura do Mozilla Firefox pode ser má, mas para outro a estrutura do Mozilla Firefox pode ser perfeita.

No entanto, existe sempre a ideia de saber mesmo qual o melhor browser e as empresas, claro, fazem sempre mais e melhor de modo a optimizar o seu produto e de o verem “capitanear”. É neste ideal, que chega ao Windows, Mac, Linux e Android, a nova versão (21) do browser da Mozilla, o Firefox.

A nova actualização do browser inclui bastantes novidades, como por exemplo, a integração do browser com o Facebook, permitindo assim ao utilizador poder estar a par dos últimos posts dos seus amigos sem este precisar de mudar ou abrir novos separadores, através, de uma barra lateral, adicionada, com o conteúdo ou botões de notificação. Algumas ferramentas auxiliares também sofreram melhorias, como por exemplo a ferramenta Do Not Track, a qual evita cookies.

Firefox_21_msnnow

mozilla_firefox_cliqz

Para além das optimizações de certas ferramentas e da integração do Facebook no browser, a Mozilla investiu em parcerias com diversos serviços, como por exemplo, o Cliqz (proporciona um fluxo em tempo real, integrado no browser, de artigos relevantes e vídeos com base nos interesses do utilizador), o Mixi e o msnNow (como poderá ver nas imagens ao lado o msnNow e o Clqiz em funcionamento).

No que diz respeito ao Mozilla Firefox para Android, a compatibilidade do HTML5foi bastante melhorada, notando-se diversas melhorias na sua principal interface e haver a capacidade para guardar ficheiros multimédia arrastando apenas o dedo sobre uma foto.

Para além de todas estas optimizações, o browser da Mozilla é o que menos memória precisa para executar, sendo também muito rápido nos processamentos de tarefas.

É sem dúvida, a par do Google Chrome, um dos melhores browsers da actualidade e sem dúvida uma boa escolha para todos.