Xbox-One-logo

Microsoft Apresenta Nova XBox

Dá-se pelo nome de Xbox One bem diferente dos nomes mais badalados durante as ultimas semanas – Xbox 720, Xbox Fusion, Xbox Infinity … A Rival da Sony Playstation traz diversas novidades, algo que, teria de incluir algumas tecnologias e Software da própria Microsoft. Foi apresentada ontem, dia 21, numa conferência em Redmond, Seattle e [...]

xbox_allDá-se pelo nome de Xbox One bem diferente dos nomes mais badalados durante as ultimas semanas – Xbox 720, Xbox Fusion, Xbox Infinity … A Rival da Sony Playstation traz diversas novidades, algo que, teria de incluir algumas tecnologias e Software da própria Microsoft.

Foi apresentada ontem, dia 21, numa conferência em Redmond, Seattle e o seu nome “One” deverá estar relacionado com aquilo que a consola agora possibilita – é assim considerada um novo Sistema “All-In-One” Tudo em um. Com a necessidade da consola – tal como qualquer dispositivo hoje em dia – estar ligado à Internet 24/7 (os próprios jogos foram “ameaçados” para esta esta consequência) era normal que a Microsoft juntasse um conjunto de funcionalidades e outras tecnologias à sua consola de Jogos. Estamos a falar da junção perfeita para multimédia: Jogos, Musica, Televisão, Filmes e Internet, tudo disponível através de um único dispositivo com Hardware interessante e uma ligação Internet. Mas vamos falar do normal em primeiro lugar.

Hardware – A AMD continua a ser a parceira da Microsoft para a construção do seu APU, a consola virá com:

  • CPU com 8 cores ;
  • 8GB RAM;
  • Disco rígido de 500 GB;
  • USB 3.0, ligação Wi-Fi, HDMI IN/OUT, drive BluRay;

xbox_controllerControlador – O Comando da XBox à muito que é considerado um ponto forte da consola (o próprio é o mais vendido para PC o que representa a sua qualidade) apesar do seu aspecto, para muitos, incomodativo. O design do controlador Xbox One não será muito diferente, mas isso não quer dizer que não vá trazer mais funcionalidades:

  • Novo compartimento para a a Bateria;
  • Ligação Wifi Direct;
  • Pad direccional melhorado;
  • Novos dispositivos que permitam uma “vibração” do comando mais intuitiva.

xbox_kinectNovo Kinect – Com o avanço da tecnologia e aumento da concorrência - falámos ontem do Leap Motion - era natural que a Microsoft apresenta-se o seu produto melhorado ( este em breve também virá para Windows). E assim foi. A novo XBox irá, literalmente, ter ouvidos, virá incorporado com um potente Microfone que nos permitirá controlar a Xbox com frases como : “Abre o Internet Explorer” [ainda que em Inglês]. A sua melhorada câmara de 1080p permitirá ainda funcionalidades como medição do batimento cardíaco,  utilização no novo Skype e outras interacções por descobrir entre a consola e o controlador do utilizador.

xbox_ui

Sistema Operativo – Estaremos a falar de três Sistemas Operativos – o da própria XBox, o Kernel do Microsoft Windows, e ainda um terceiro que permita interligar os dois anteriores com a melhor performance possível.

 

xbox_skypeOutro Software – Com um cheirinho algo forte a Windows 8 a nova interface da Xbox irá permitir aceder aos filmes, musicas, Internet Explorer, etc… falados acima. Iremos ainda ter um Skype Xbox novinho em folha que poderá ser utilizado em conjunto com qual outra funcionalidade da consola. O já conhecido Xbox Live também irá continuar activa ( com uma Subscrição Gold se o utilizador quiser conteúdos adicionais). Irá ainda incluir DVR, ou seja gravação do gameplay no próprio jogo para futura edição ou compartilhamento com os amigos.

Jogos - Apesar de estarmos a falar de uma caixa Multimédia, o forte da Xbox irá ser sempre os jogos. Foram apresentados alguns jogos da nova Geração, um conjunto de 15 jogos exclusivos para a consola (o que levou a um investimento de 1 bilião de dólares por parte da Microsoft). Não faltaram os já conhecidos títulos da Electronic Arts ou o novo Forza 5. Fica aqui o Trailer do novo jogo da série mais vendida para consolas, Call Of Duty Ghosts que foi apresentado no fim da conferência:

Os jogadores mais atentos ás novidades da consola sabem que existiu a ameaça que para jogar teríamos de estar ligados à Internet (mesmo que o jogo não necessite dela para nada). Felizmente este rumor foi desmentido.

Para todos os gamers resta agora aguardar pelo dia 10 de Junho, quando irá acontecer a conferência E3, onde serão apresentados, ao detalhe, os grandes trunfos de ambas as consolas: a Xbox irá aprofundar algumas das tecnologias apresentadas acima e outras parcerias de jogos, e a Sony deverá finalmente mostrar o design ainda desconhecido da Playstation 4. Os preços ainda estarão por anunciar, mas ambas vão estar disponíveis em Novembro, altura em que também costumam sair o os grandes jogos bem a tempo das compras de Natal.