Fedora

Linux Fedora Pode Trocar MySQL Pelo MariaDB

Está a ser discutida a ideia de trocar a mais popular base-de-dados MySQL pela fork do MySQL – MariaDB na distribuição Linux Fedora. A ideia foi defendida por Jaroslav Reznik project manager do Linux Fedora que justifica assim o seu ponto de vista: A empresa original por trás do MySQL, MySQL AB, foi comprada pela Sun [...]

Está a ser discutida a ideia de trocar a mais popular base-de-dados MySQL pela fork do MySQL – MariaDB na distribuição Linux Fedora. A ideia foi defendida por Jaroslav Reznik project manager do Linux Fedora que justifica assim o seu ponto de vista:

A empresa original por trás do MySQL, MySQL AB, foi comprada pela Sun que foi, entretanto, comprada pela Oracle. As últimas mudanças feitas pela Oracle indicam que eles estão a querer que o projeto MySQL seja mais fechado. Não querem mais publicar qualquer informação útil sobre questões de segurança, e não estão a fornecer testes e uma parte muito grande dos bugs da base de dados MySQL já não é pública.

A MariaDB é um fork do MySQL e apareceu como alternativa viável para a comunidade quando, em 2009, a Oracle comprou a SUN. Este fork do MySQL foi criado por muitos dos programadores fundadores da original MySQL.

Jaroslav Reznik quer a alteração já no próximo Fedora 19 que, mesmo assim, irá ainda incluir a opção MySQL. Esta versão do Fedora deverá ser lançada em finais de Maio de 2013. Depois desta versão 19, a MariaDB será a única e a default base-de-dados da distribuição. Caso se concretize esta alteração, é provável que outras distribuições sigam esta ideia, como o RedHat, centOS e o OpenSUSE.

Um dos mais forte indicativos que esta medida vai ser mesmo implementada é a falta de oposição à ideia lançada por Jaroslav Reznik.