joomla

Lançado Joomla 3.1

Na passada sexta-feira, 26 de Abril foi lançada a aguardada versão estável do Joomla mais recente, 3.1.1. Esta 3.1.1 é já um patch de correção á 3.1.0 lançada dois dias antes. O Joomla é um Gestor de Conteúdo (CMS) que permite ao utilizador criar um site com um nível de conhecimentos de programação reduzido, alargando através da sua extensibilidade uns níveis [...]

joomla_horizontalNa passada sexta-feira, 26 de Abril foi lançada a aguardada versão estável do Joomla mais recente, 3.1.1. Esta 3.1.1 é já um patch de correção á 3.1.0 lançada dois dias antes. O Joomla é um Gestor de Conteúdo (CMS) que permite ao utilizador criar um site com um nível de conhecimentos de programação reduzido, alargando através da sua extensibilidade uns níveis de personalização que agradam aos mais experientes. Quando comparado com outras soluções – nomeadamente o mais utilizado, WordPress – o Joomla apresenta um visual mais personalizado, no entanto devido a sua nível complexo de script tem enfrentado bastantes problemas a níveis de segurança.

jooma_3_log

Aparência da janela de autenticação 3.0 – www.dominio/administrator

Caso o utilizador/criador do site não construa alguns procedimentos de segurança básicos-médios aliado a um cuidado elevado na seleção de módulos e componentes/plugins é provável que a curto-médio prazo o seu WebSite esteja Hackeado e que sofra períodos de down-time elevados. Por isso periodicamente são lançados novos updates que vão corrigindo diversos problemas. A próprio versão Joomla 2.5 apesar de não ser a versão mais recente, tem recebido diversas atualizações assiduamente- a 2.5 é no entanto uma versão LTS (Long Term Support) ou seja terá suporte durante um período mais longo.

A versão base 3.0 veio trazer alguns novos aspectos importantes que são, alguns deles, importantes relembrar (já foi lançada em finais de Setembro de 2012):

  • Isis – Nova Interface para execução de Templates permitindo uma maior interação do mesmo Template em diferentes Sistemas (Desktop’s, Smartphones, Tablets,etc…);
  • Protostar – Nova Aparência do Menu de Back-end e Aparência Default do Front-end de uma instalação;
  • Processo de Instalação do Joomla foi facilitado (e respeitantes adaptações de instalações anteriores e futuras);
  • Atualização de alguns módulos e Templates incluídos no Joomla;
  • Melhoramentos a nível de código, de maneira a ser lido/interpretado de forma mais rápida em basesdedados e tabelas;

Nesta nova versão 3.1 foi acrescentada ainda:

  • Incorporação de Tag’s no Joomla Articles[Artigos] – uma inovação que antes era apenas possível através de plugins com configurações não tão fáceis quanto a dos seus rivais (WordPress e Drupal), permitindo assim uma melhor catalogação dos artigos para os visitantes e bloggers/escritores do site;
  • Mais de 200 bugs corrigidos (consulte aqui);
  • 7 falhas de segurança corrigidas, das quais 2 eram consideradas “prioridade moderada” e as restantes “prioridade baixa”.

Esta mais recente versão 3.1.1 traz-nos ainda 10 erros de leitura corrigidos.

joomla_3.1.1_backe

Aparência da nova área de Administração 3.0/Back-end

Para utilizadores Joomla mais antigos (1.5, 1.6, 1.8 ou 2.5) é vivamente aconselhado o upgrade urgente, principalmente no caso dos primeiros que são versões com suporte descontinuado, pois, caso contrário o seu WebSite estará mais em risco de ser Hackeado. Para isso o próprio WebSite do Joomla disponibiliza diferentes soluções: atualização de 2.5 e 1.5-1.8.

Caso ainda não conheça o Joomla experimente-o aqui ou faça o Download.