dougengelrip

Inventor Do Mouse Faleceu Aos 88 Anos

A probabilidade de estar neste momento a segurar um destes é bastante elevada. Não fossem os dispositivos móveis que temos assistido nos ultimos anos mais que elevada, a probabilidade seria certa. Chamava-se Douglas Engerbart e criou o mouse (ou rato) – sim porque não foi o Steve Jobs como noticiado na altura da sua morte. [...]

ratoA probabilidade de estar neste momento a segurar um destes é bastante elevada. Não fossem os dispositivos móveis que temos assistido nos ultimos anos mais que elevada, a probabilidade seria certa.

dougengelripChamava-se Douglas Engerbart e criou o mouse (ou rato) – sim porque não foi o Steve Jobs como noticiado na altura da sua morte. Faleceu durante o dia de ontem os 88 anos devido a uma insuficiência renal, além do Alzheimer de que este já sofria, na sua casa na Califórnia.

É comum o “informático” do mundo atual menosprezar a grande invenção que foi o rato, mas é injusto. O rato com o ambiente grafico veio trazer um grande avança na interacção máquina-utilizador, não fosse isso hoje os computadores ainda estavam reservados aos grandes “gurus” e não acessíveis a qualquer pessoa numa sociedade.

mouse_patente

Engelbart_mouse

Imaginava que o rato atual teria passado por isto?

Além do rato, ainda foi um grande projectar das hiperligações (hyperlinks) e dos computadores em rede – que hoje nos originou a WorldWideWeb e Internet.

Com um pouco de paciencia pode ainda assitir a este longo documentário sobre esta grande personalidade, não tão pragmática quanto merecida:

http://www.youtube.com/watch?v=yJDv-zdhzMY