thunderbolt_logo

Intel Lança Thunderbolt 2 Até Ao Fim do Ano

A Interface Thunderbolt é desenvolvida pela Intel, inicialmente como um exclusivo para os produtos Apple, cujo objectivo era “fazer esquecer” a ligação USB, nomeadamente a norma 3.0 que estava a ser lançada, no entanto também devido a esta tentativa de exclusividade a sua utilização não se tem vindo a expandir, nem em vendas de Hardware compatível ou [...]

thunderbolt A Interface Thunderbolt é desenvolvida pela Intel, inicialmente como um exclusivo para os produtos Apple, cujo objectivo era “fazer esquecer” a ligação USB, nomeadamente a norma 3.0 que estava a ser lançada, no entanto também devido a esta tentativa de exclusividade a sua utilização não se tem vindo a expandir, nem em vendas de Hardware compatível ou redução de preços – que por ainda serem bastante elevados não contribuem para a utilização.

thunderbolt_cab

Mas isto é algo que a Intel deseja mudar estando para já planeada o lançamento da versão 2.0 da interface que irá atingir velocidade de até 20 GB/s e incorporação de vídeo de até 4k de resolução (3840×2160) . Esta tecnologia já deverá vir incluída nos futuros chipsets da Intel.

Estas 20GB/s são o dobro da geração Thunderbolt anterior – que já eram superiores em cerca de 50% à norma USB3.0 – pelo que representam uma grande diferença perante a sua concorrente, além de permitir ainda outras funções. Citando a própria intel em comunicado oficial :

Ao combinar as 20Gbs de Transferencia com a DisplayPort 1.2, o Thunderbolt 2 irá criar inteiramente uma nova forma de interpretar a utilização das resoluções 4k

segundo o director de Marketing da tecnologia na Intel, Jason Ziller.

intel_thunderbolt

Imagem exemplar criada pela Intel para demonstrar a potencialidade do Thunderbolt.

Uma novidade ainda mais importante para os utilizadores é que o Thunderbolt 2.0 será compatível com os dispositivos já existentes de norma 1.0 (backward compatible). Hoje apenas os dispositivos MAC da Apple e alguns periféricos como monitores e discos de armazenamento já utilizam a normal Thunderbolt. Algo em a Intel irá trabalhar por mudar durante o próximo ano 2014.

Ver Blog Intel.