hemlis_logo

Heml.is Novo Projeto Contra A Espionagem Americana

Muito se tem falado ultimamente da falta de privacidade atribuída pelas grandes empresas da tecnologias, e dos próprios governos, sendo os Estados Unidos da América os grandes visados deste “problema” a par de gigantes como a Micrososft ou a Google que estabeleceram parcerias a fim de “espiar” os seus clientes (cidadãos no caso dos EUA). O que [...]

Muito se tem falado ultimamente da falta de privacidade atribuída pelas grandes empresas da tecnologias, e dos próprios governos, sendo os Estados Unidos da América os grandes visados deste “problema” a par de gigantes como a Micrososft ou a Google que estabeleceram parcerias a fim de “espiar” os seus clientes (cidadãos no caso dos EUA). O que tem vindo a construir mais e mais rumores e preocupações sobre este tema.

Na sociedade em que vivemos era natural que surgissem modos, leis ou projectos em contra contrariar os espiões. Apesar de ainda não estar encontrado o programa ideal, uma personalidade bem conhecida do internauta já se assegurou do assunto. Trata-se de Peter Sunde, um dos três grandes criadores da plataforma de Bittorrent’s PirateBay.

hemlis_logo (copy)

A aplicação chama-se Hemlis e significa “secreto” na língua sueca. Segundo o mesmo o projecto já se encontra totalmente no papel, faltando encontrar os fundos, por crowdsourcing - paypal ou bitcoins, para produzir o software.

Este seria uma aplicação para os dispositvos móveis com o qual o utilizador permitisse ao seu utilizador trocar mensagens ou chamadas. Já existem aplicações semelhantes, mas segundo Sunde, o principal foco desta aplicação é a segurança e privacidade de quase a 100%.

Através do Website, podemos ainda saber que:

  • A aplicação inicialmente apenas estará disponível para iOS e Android, devendo-se estender para outras plataformas;
  • Parte da aplicação irá estar disponível sob licença open-source, excepção aos protocolos de segurança que se devem manter seguros;
  • O software deverá ter versões free e premium com funcionalidades extra, como envio de conteúdo multimédia.

Aguardam-se agora detalhes deste projecto que promete trazer algumas reformulações quanto à segurança na Internet nos dias de hoje.