google

Google Vai Penalizar Websites ‘Não-Mobile’

Com a necessidade dos Websites estarem cada vez mais “recheados” de scripts responsive que sejam adaptáveis de forma automática a diversas resoluções ecrãs e dispositivos, era uma medida, dentro dos limites previsível. O aviso claro está teria de vir por parte do grande ‘guru’ dos motores de busca, a Google. Foi através do seu habitual blog, onde [...]

Com a necessidade dos Websites estarem cada vez mais “recheados” de scripts responsive que sejam adaptáveis de forma automática a diversas resoluções ecrãs e dispositivos, era uma medida, dentro dos limites previsível.

O aviso claro está teria de vir por parte do grande ‘guru’ dos motores de busca, a Google. Foi através do seu habitual blog, onde os responsáveis pelas estratégias de análise de dados para as plataformas mobile referiram:

Para melhorar a experiência na pesquisa dos utilizadores de Smartphones, planeamos lançar algumas mudanças do ranking no futuro para os websites configurados incorrectamente para os dispositivos Smatphone.

A Google fez ainda questão de apresentar os erros mais comuns que tem encontrado, nomeadamente diversos erros provocados por redireccionamentos errados para a parte “mobile” de um site, exemplos como:

google_mobile_Error

Disponibilizou ainda algumas ferramentas e artigos para ensinar o utilizador a tirar o maior proveito possível do  ”googlebot-mobile”, o robot do motor de busca para dispositivos móveis.

Felizmente, para os designers, isto só será visível nos próprio dispositivos mobile – que ainda não ocupam uma percentagem muito significante – , mas poderá influenciar a quantidade de acessos a alguns sites. Caso o seu site ainda não possua um template, ou script adaptável aos dispositivos móveis, não perca tempo, comece já a prepará-lo! Conte ainda com a ajuda da Google para qualquer problema:

Recomendações da Google;
Erros Comuns.