armazenamento_partilhado_gmail_drive_google

Google Junta Espaço Disponível De Armazenamento de Serviços

A Google anunciou, já no passado dia 13 (segunda-feira), a oferta de 15GB de espaço de armazenamento para todos os arquivos dos serviços Google Drive, Gmail e Google+, que ficará disponível dentro das próximas semanas. Antes, o espaço oferecido pela gigante norte-americana estava dividido em duas partes: 10GB disponíveis para o Gmail e 5GB disponíveis [...]

A Google anunciou, já no passado dia 13 (segunda-feira), a oferta de 15GB de espaço de armazenamento para todos os arquivos dos serviços Google Drive, Gmail e Google+, que ficará disponível dentro das próximas semanas.

Antes, o espaço oferecido pela gigante norte-americana estava dividido em duas partes: 10GB disponíveis para o Gmail e 5GB disponíveis para as fotografias do Google+. Neste momento, a Google decidiu simplificar as contas e o armazenamento, unificando os serviços, oferecendo, então, 15GB que podem ser utilizados pelos três serviços, deixando de existir uma individualização das quotas de armazenamento para cada serviço. Curiosamente, os docuemntos convertidos para o padrão do Google Docs e as imagens inferiores a 2.048 píxels não entram na contabilização destes 15GB.

armazenamento_google

No seu blog oficial, a gigante norte-americana, explica que uma vez que os três serviços estão bastante integrados entre si, ou seja, é possível, actualmente, anexar um ficheiro guardado no Google Drive directamente a partir do Gmail ou partilhar um ficheiro de imagem (fotografia) a partir do Google+, não fazia sentido algum, por isso, continuar com quotas de armazenamento individuais para cada serviço disponibilizado.

Todos os utilizadores que pagam por espaço adicional de armazenamento também terão os seus benefícios, e também, todos os utilizadores do Google Apps irão obter o armazenamento partilhado. A nova interface “Drive Storage” apresentará um gráfico que ilustra o espaço utilizado e o espaço livre da respectiva conta, como também mostrará qual o plano da conta, dando a oportunidade ao utilizador de adquirir ou não mais espaço adicional, mediante respectivo pagamento.

Com este passo, a Google pretende, fazer mais e melhor que os seus mais directos concorrentes, o Sky Drive, da Microsoft, o qual oferece 7GB grátis, e Dropbox, que oferece apenas 2GB de armazenamento livre, que pode ser aumentado, até 16GB de armazenamento livre, mediante algumas tarefas a concluir pelo utilizador.