google

Google Vai Instalar Internet Utilizando Balões em África

À muito que a Google vem referindo o interesse em levar a internet Wireless a alguns destinos onde esta não se encontra tão desenvolvida, nomeadamente o continente africano. Surgem agora noticias de que a Google prepara algo, aparentemente, novo para ajudar à propagação destas tecnologias nos mercados que esta considera emergentes – parte da Ásia [...]

À muito que a Google vem referindo o interesse em levar a internet Wireless a alguns destinos onde esta não se encontra tão desenvolvida, nomeadamente o continente africano. Surgem agora noticias de que a Google prepara algo, aparentemente, novo para ajudar à propagação destas tecnologias nos mercados que esta considera emergentes – parte da Ásia e África.

A Google deverá estar a desenvolver uma tecnologia Wireless que permita estabelecer condições estáveis para as localizações onde não existe ligação via cabo “normal”, de forma mais fácil e barata. Para isso a Google iria realizar parcerias com as distribuidoras locais e produtores de equipamentos, utilizando “balões, antenas e satélites”. Através de canais não usados na infra-estutura de transmissão de televisão seria fornecida este Wireless para biliões de consumidores na África e Ásia.

google blimp

Montagem exemplar realizada por um fotógrafo da revista Wired daquilo que seria um destes projectos.

Claro está que parte da ideia da Google – e de outras empresas – é facilitar o acesso à Internet pelos dispositivos móveis, Smartphones e Gadgets, contudo esta também seria aproveitado para outras funções.

Este tipo de “ideia” não pode ser considerada “ revolucionária uma vez que já são utilizadas infra-estruturas semelhantes para serviços como comunicação Wireless ou fins militares.

De acordo com a mesma fonte será algo que a realizar, será apenas para os próximos anos. Contudo fica desde já registada a boa intenção de empresas como a Google em providenciar este tipo de acessos à Internet de maneira mais fácil e propagável. A Google entre outras coisas já tem vindo a disponivel ligação internet fibra em alguns estados dos EUA.