google-glass

Glass Também é Android

Ao contrario do que já tinha sido debatido o Google Glass não utiliza um terceiro Sistema Operativo da Google ( Chrome OS e Android), mas sim o grande bebé da Google. Já era sabido que uma das grandes vantagens do Glass – Aplicação MyGlass – era apenas compatível com Android, mas pensava-se ser um preciosismo da Google. Afinal não. [...]

google_glass_logoAo contrario do que já tinha sido debatido o Google Glass não utiliza um terceiro Sistema Operativo da Google ( Chrome OS e Android), mas sim o grande bebé da GoogleJá era sabido que uma das grandes vantagens do Glass – Aplicação MyGlass – era apenas compatível com Android, mas pensava-se ser um preciosismo da Google. Afinal não. Quem o confirma é o próprio CEO da Google Larry Page. Durante a comunicação aos investidores dos resultados do primeiro trimestre do Ano (Q1, 1st Quarter) Larry Page quando questionado sobre aquilo que os utilizadores podiam esperar relativamente a novos produtos revolucionários da Google este respondeu algo como:

Bem, obviamente o Google Glass opera em Android, o que só revela a capacidade de portabilidade do Sistema Operativo para diferentes dispostos  Irá continuar Assim.

android_key_lime_pie

O objectivo da pergunta seria provavelmente para o já rumorado Google SmartWatch que ainda não foi apresentado oficialmente, mas que sendo um mercado onde empresas como Apple, Microsoft, Samsung, entre outras estão a investir a Google também quererá a sua participação.
Para a importância que tem sido dada pela Google e outras empresas como a HTC ou Samsung ao longo dos últimos anos até nem é uma noticia, mas face a relatos de que o Glass estava construído com outra plataforma totalmente nova é de facto uma boa noticia para os fãs e developers do Android que verão assim a ligação do Glass ao Sistema Operativo móvel mais utilizado atualmente bem mais facilitada – pela altura da comercialização oficial do Glass já estaremos na era do Android 5.0 Key Lime Pie que deverá ser apresentado pela Google no próximo mês de Maio. A versão do Android/firmware que virá com o Glass ainda não se sabe qual será, apenas que este terá sido parcialmente modificado de forma a funcionar com a exigência do Hardware mais modesto e necessidades funcionais do Google Glass.

Podemos relembrar que o Sistema encontra-se disponível em Smartphones, Tablets e agora no Google Glass. Um dos criadores do android – Andy Rubin – revelou no inicio desta semana que o Android foi inicialmente construído para ser o Sistema Operativo de câmaras fotográficas, com a necessidade da Google de investir nos dispositivos móveis o Android provou a sua capacidade de adaptabilidade a diferentes tecnologias. Por esta altura Android nas câmaras digitais ainda são projetos que se encontram em fase de produção (no entanto dificilmente iremos ter uma Google lens).

É assim um descanso para os futuros programadores de Software e aplicações do Google Glass num dispositivo que irá ser bastante falado durante as próximas semanas – quando começam a chegar finalmente os primeiros dispositivos Glass aos sortudos eleitos (em maioria criadores de Software).