glacier_works_rivers_of_ice

GlacierWorks.org Permite Explorar o Evereste Como Nunca

Há 60 anos atrás (29 de Maio de 1953), a primeira expedição ao Evereste concretizava-se com Edmund Hillary e Tenzing Norgay a ficarem na história, como, os dois primeiros homens a chegar ao cume do Monte Evereste. Para quem não sabe, o Monte Evereste, localizado na fronteira do Nepal com o Tibete na cordilheira dos [...]

Há 60 anos atrás (29 de Maio de 1953), a primeira expedição ao Evereste concretizava-se com Edmund Hillary e Tenzing Norgay a ficarem na história, como, os dois primeiros homens a chegar ao cume do Monte Evereste. Para quem não sabe, o Monte Evereste, localizado na fronteira do Nepal com o Tibete na cordilheira dos Himalaias, é só o cume mais alto à face da Terra com 8844 metros de altitude.

glacier_works_image1

Como forma de comemoração, a Microsoft e a GlacierWorks uniram esforços na criação de um website, no qual é possível explorar um pouco mais sobre o Monte Evereste como se o utilizador lá estivesse. Este website lançado permite a qualquer utilizador visitar virtualmente as montanhas mais altas do mundo, de uma forma interactiva e diferente.

glacier_works_image2

O website foi desenvolvido na linguagem de formatação HTML5, podendo ser confirmada as potencialidades e o futuro que esta linguagem proporciona para futuros sites. Acedendo à página é possível navegar pela zona da montanha escolhida, ou então, explorar manualmente cada zona, aumentando ou diminuindo o zoom e escolhendo o utilizador as zonas que quer explorar. Outra forma de explorar cada zona, é verificar cada caminho utilizado pelos alpinistas, onde existem as opções de exploração para cada montanha. Também é possível verificar as mudanças ocorridas ao longo do tempo. Mais especificamente, o site alberga 7TB de imagens que chegam a atingir resoluções de 5616 x 3744.

microsoft_logo

A Microsoft é a responsável pela informação recolhida e pela criação da página, e como quem “puxa a brasa à sua sardinha”, o Internet Explorer 10 é o browser recomendado para aceder ao website, que, também poderá ser acedido através de outro browser , desde que seja compatível com HTML 5 (no entanto, a performance do site poderá ficar aquém das expectativas).

A GlacierWorks é uma organização não governamental, sem quaisquer fins lucrativos, que trabalha e estuda as mudanças nas áreas gélidas dos Himalaias provocadas pelas alterações climáticas que se fazem sentir por todo o mundo. O objectivo da GlacierWorks, com este website é, claramente, alertar todo a Humanidade do que está a acontecer.

Para explorar virtualmente o Monte Evereste basta aceder à páginal oficial GlacialWorks.org.

Em baixo está disponibilizado um vídeo de como interagir com o website.