Facebook_FLogo

Facebook Adiciona Verificação De Páginas

Hoje em dia é muito comum, e um problema de maior, haver imensas clonagens de perfis das redes sociais de personagens famosas, marcas, empresas, personalidades, entre outras. O Facebook é uma dessas redes sociais onde a taxa de falsificação de perfis existe em grande quantidade, e, de forma, a combater essa propagação de falsificações, o [...]

Hoje em dia é muito comum, e um problema de maior, haver imensas clonagens de perfis das redes sociais de personagens famosas, marcas, empresas, personalidades, entre outras. O Facebook é uma dessas redes sociais onde a taxa de falsificação de perfis existe em grande quantidade, e, de forma, a combater essa propagação de falsificações, o Facebook irá verificar a veracidade de cada página e perfil para oferecer uma maior garantia e segurança aos utilizadores da rede social.

facebook_pagina_verificada

Quer isto dizer, que todas as páginas e perfis que forem originais, ou seja, que o Facebook verificou a veracidade das mesmas, terá um visto dentro de um círculo azul, alertando assim o utilizador para a veracidade da página ou do perfil. O símbolo (alerta), irá começar a ser visto em algumas páginas e perfis das grandes marcas, celebridades, jornalistas, instituições oficiais, entre outras.

Actualmente, não existe qualquer tipo de formulário que ofereça a possibilidade de autenticação de uma página ou de um perfil, o que pressupõe que a autenticação das páginas e perfis vai sendo feita para todas as páginas e perfis que o Facebook considere necessário. Por agora, esta autenticação é feita apenas para as páginas de famosos, mas, será, futuramente, utilizada nos perfis dos utilizadores normais: “Verified Pages belong to a small group of prominent public figures (celebrities, journalists, government officials, popular brands and businesses) with large audiences. This update is rolling out to profiles as well.” afirmou o Facebook em relação à verificação de páginas e perfis.

Neste momento, cada utilizador poderá utilizar a opção reportar uma conta falsa do Facebook, que possa ter sido clonada ou que esteja a utilizar fotografias suas sem autorização prévia, através do timeline da página respectiva, clica-se no botão que parece uma roda de uma máquina, e, selecciona-se a opção Report/Block. Para mais informação sobre como reportar contas falsas visite este link.

É, sem dúvida, uma medida muito bem tomada por parte do Facebook, uma vez que, por exemplo, existem centenas de páginas do Cristiano Ronaldo Oficial, e às tantas, o Cristiano Ronaldo pode até nem ter criado qualquer página no Facebook. Muitas vezes, estas páginas têm o intuito de obter mais informação dos utilizadores menos protegidos, que clicam gosto, e que não ligam para a sua segurança enquanto utilizadores da rede social.