chat_perf

Envio De ‘Cheiros’ Aproxima-se?

Não, pelo menos ainda não se adivinha esta possibilidade. No entanto recentemente surgiram desenvolvimentos neste tema Sci-fi. É ainda um projecto em construção chamado de “Scentee”, onde o conceito é após uma suposta troca de mensagens é emitido um cheiro escolhido pelo utilizador através de um dispositivo anexado ao Telemóvel. É um produto da empresa japonesa “ChatPerf” (de que outra zona poderia [...]

Não, pelo menos ainda não se adivinha esta possibilidade. No entanto recentemente surgiram desenvolvimentos neste tema Sci-fi. É ainda um projecto em construção chamado de “Scentee”, onde o conceito é após uma suposta troca de mensagens é emitido um cheiro escolhido pelo utilizador através de um dispositivo anexado ao Telemóvel. É um produto da empresa japonesa “ChatPerf” (de que outra zona poderia ter vindo tal ideia) que construiu uma aplicação (para iOS) e um pequeno dispositivo [ver imagem em cor-de-rosa] capaz de “disparar” um ligeiro odor após determinada acção. Este dispositivo é previamente carregado com um liquido escolhido pelo utilizador. Esta tecnologia ainda se encontra num estado primitivo – segundo a empresa nem o próprio design do Hardware está explorado – mas a ChatPerf já pensa em atribuir a capacidade de gerir vários “líquidos” no mesmo dispositivo, de forma a utiliza-los, por exemplo:

  • scentee-chatperfaquando a recepção de uma chamada ou SMS;
  • em substituição do despertador;
  • incorporação em jogos de video de forma a simular um “cheiro de guerra” (leia-se armas e pólvora).

A curto-médio – as primeiras unidades estão planeadas para Setembro – prazo a Tecnologia deve estar presente em dispositivos Android e iOS, através de conectividade 3.5mm plug (a interface que permite ligar auscultadores ao dispositivo), acompanhada de diversos jogos e aplicações igualmente lançadas pela empresa, um “kit de odores” diferentes e uma pacote SDK (Software Development Kit) direccionado a programadores para que estes possam utilizar o Scentee nas suas próprias aplicações. A ideia em si será fruto de grande originalidade, no entanto a real utilidade provavelmente não será muito explorável num futuro próximo, mas fica a tentativa. Vá até ao WebSite da empresa e esteja atento a novidades.