apple_a4_processor

CPU’s: AMD Desce Dois Lugares Nas Vendas

Quando falávamos de processadores para computador a grande maioria dos utilizadores só conhecia duas marcas: a AMD, e a Intel. Sendo que a Intel desde cedo que é líder destacada nas vendas de processadores. Hoje a realidade é bem diferente, com a chegada dos Tablets e Smartphones bastante poderosos têm vindo a surgir novas tecnologias, nomeadamente os processadores ARM [...]

Quando falávamos de processadores para computador a grande maioria dos utilizadores só conhecia duas marcas: a AMD, e a Intel. Sendo que a Intel desde cedo que é líder destacada nas vendas de processadores. Hoje a realidade é bem diferente, com a chegada dos Tablets e Smartphones bastante poderosos têm vindo a surgir novas tecnologias, nomeadamente os processadores ARM que vêm dividir muito as quotas de mercado das referidas empresas. Neste caso é a AMD que perdeu mais de 20% de quota de mercado em detrimento da ascensão de marcas como Samsung, Qualcomm ou NVidia. Já a Intel sofreu uma perda de quota não significativa – os lucros não devem ter reduzido.

A Justificação destes valores não é dificil, pelo contrário é bem óbvia, já à muito que marcas como HP, Asus ou Microsoft têm divergido no seu atual mercado – computadores Desktop/ de secretária ou portáteis de modo a criarem os seus próprio Tablets / Surface. No caso da Microsoft esta foi a que notou mais a mudança do mercado consumidor, com algumas “dificuldades” a vender o seu novo Sistema Operativo Windows 8 enquanto via Ipad’s ou Tablets Android a esgotar.

cpu_mpu

O Estudo acima referido foi realizado pela ICInsights [ver relatório da empresa], empresa que se dedica à pesquisa e estatísticas do mercado de processadores. Segundo a mesma a Qualcomm e a Samsung (a esta foi adicionada o mercado da apple com os dispositivos Cortex-A presentes no Ipad e Iphone) que registaram subidas de 28 e 78% respectivamente ao longo do último ano, são as principais responsáveis pela “crise” de vendas na AMD que desde 1990 só era dominada pela Intel.

A AMD já indicou à muitos meses atrás, no final de 2012, que irá estender as suas opções de mercado, de forma a rivalizar com estas estatísticas e empresas mostradas acima, ou seja os processadores “exclusivos” a tecnologias de servidor irão também começar a ser comercializados dentro dos mesmos parâmetros - dispositivos móveis – entre o final de 2013 e inicio de 2014.