cloud1

Armazenamento Em Cloud

As plataformas de computação em nuvem – cloud computing – constituem a nova “pedrada no charco” na área de desenvolvimento de aplicações. Como o nome indica, este tipo de plataformas permite aos programadores escrever aplicações que corram num ambiente remoto (nuvem), ou usar serviços proporcionados pela própria nuvem. Hoje estão em desenvolvimento diversas aplicações sobre [...]

As plataformas de computação em nuvem – cloud computing – constituem a nova “pedrada no charco” na área de desenvolvimento de aplicações. Como o nome indica, este tipo de plataformas permite aos programadores escrever aplicações que corram num ambiente remoto (nuvem), ou usar serviços proporcionados pela própria nuvem.

Hoje estão em desenvolvimento diversas aplicações sobre este tema:

Seja softwares – Microsoft Office 365 – um Microsoft Office onde o seu conteúdo/ processamento não é realizado no nosso sistema, mas no servidor.
Sistemas Operativos – Microsoft Azure, Google APP Engine ou Chrome OS.
Ou simplesmente – e de momento o mais comum – armazenamento em nuvem – os já conhecidos Dropbox, Microsoft Skydrive, Google Drive, ou o mais Recente “Asus Cloud” seguido da mais recente “bomba” – o “Mega” (do mesmo criador do extinto MegaUpload). É neste ultimo que este artigo se vai basear.

Apresentamos alguns Prós e Contras do que os serviços Cloud nos proporcionam.

Vantagens

  • Compatibilidade – Toda o processamento de Software e dados é executado no Servidor, pelo que o utilizador não precisa de se preocupar com problemas de compatibilidade;
  • Cómodo – Em qualquer lado podemos aceder aos nossos dados, desde que estejamos ligados à Internet;
  • Fiabilidade – Estamos a falar de Serviços e Infraestruturas com Recursos quase Infinitos, pelo que limitações em Software/ Hardware, falhas de servidor, etc… não se enquadram neste serviço;
  • Capacidade Ilimitada / ”Pay-for-what-you-use” – Este conceito de “pague apenas aquilo que utiliza” é uma descrição quase perfeita do Cloud Computing. Se amanhã necessitar de mais recursos do que hoje, isso nunca irá ser um problema;
  • Manutenção – Em caso de existência de algum problema, toda a manutenção é efetuado pelos Operadores da Cloud, evitando assim custos adicionais para o Cliente.

Desvantagens

  • Internet – Exato, ou tem Internet e os recursos infinitos, ou, não tem nada;
  • Dados – Não existem sistemas imunes a erros ou perdas de dados, pelo que “deixar a vida” neste tipo de aplicações pode parecer melhor politica do que aquilo que realmente é;
  • Software – Apesar das ideias estarem cada vez mais compostas, ainda não existem aplicações ou Software capazes de retirar todos os recursos possíveis;
  • Segurança – Esta não é assegurada por nós, pelo que a definição de serviço seguro ou inseguro passa, apenas, pela confiança ou falta dela do cliente.

Falemos agora novamente apenas sobre o Serviço Cloud mais comum de momento – armazenamento em Nuvem.

Com a moda dos SmartPhones, Tablets, etc… adicionado ao “Wifi” em todo o lado, estes Serviços tornam-se obrigatórios. Os exemplos mais comuns – internacionalmente- de momento são o Dropbox, Google Drive, Microsoft SkyDrive e o mais recente ( menos de uma semana) que promete uma revolução – o Mega, de Kim Dotcom, o criador do polémico MegaUpload.

O MegaUpload foi fechado à cerca de 1 ano pelo FBI, na América, o Mega na ótica de muitos, trata-se como um ato de retaliação , ou um MegaUploadv2. Kim Dotcom desta vez colocou o domínio na Austrália e o Alojamento espalhado pelo mundo inteiro, de modo a prevenir que o FBI o feche de novo. Além disso vai utilizar ainda uma série de Encriptação complexa de modo a prevenir que os seus ficheiros se tornem públicos e sejam considerados P2P. Factos a Considerar dos Primeiros dias do Mega:

O Servidor, passado 1 hora encontrava-se (e ainda se encontra) instável, tal o numero de utilizadores registados,
O Mega Oferece 50 GB de espaço livre para o Utilizador “Free” do serviço, sendo que o pago poderá chegar a 4TB. Estes números são revolucionários quando comparados com a concorrência.

Este serviço em concreto promete ser revolucionário, contudo, pelo passado do seu criador, muitos Utilizadores não pensam investir no serviço por não o considerarem fiável.

É algo óbvio de que nos próximos tempos, e neste Web site, muito vamos ouvir falar de computação em Nuvem.

Fontes:

https://sites.google.com

http://idgnow.uol.com.br

http://pplware.sapo.pt