McAfeeLiveSafe

Armazenamento Cloud McAfee Com Autenticação Biométrica

A Intel está a introduzir novas estruturas de segurança de modo a proporcionar uma segurança mais apertada e sofisticada da cloud pública. Esta estrutura desenvolvida permite que os ficheiros online (guardados na cloud) possam ser acedidos após os utilizadores serem validados por um esquema de autenticação, o qual inclui reconhecimento facial e, também, de voz. [...]

A Intel está a introduzir novas estruturas de segurança de modo a proporcionar uma segurança mais apertada e sofisticada da cloud pública. Esta estrutura desenvolvida permite que os ficheiros online (guardados na cloud) possam ser acedidos após os utilizadores serem validados por um esquema de autenticação, o qual inclui reconhecimento facial e, também, de voz.

intel-mcafee

A McAfee, uma das unidades da Intel, lançou um serviço designado Live Safe que oferece 1GB de armazenamento online. O serviço tem um painel de controlo, como qualquer outro serviço cloud, mas, o que o diferencia dos outros é precisamente a forma de autenticação do utilizador. Estes podem-se autenticar na conta respectiva de três formas distintas: reconhecimento facial, reconhecimento de voz ou a introdução de um PIN. O Live Safe inclui também antivírus e outros recursos de segurança.

A empresa, vê e compara o serviço disponibilizado a um cofre, ou seja, a segurança utilizada permite que documentos importantes e confidenciais possam ser armazenados, sem qualquer preocupação por parte do utilizador. São vários os dispositivos dos quais se podem aceder ao painel de controlo, tablets, smartphones e PCs com os esquemas de autenticação a variar de dispositivo para dispositivo.

Segundo, Gary Davis (vice-presidente global de negócios de consumo da McAfee), a autenticação multifactorial é fundamental para a segurança dos ficheiros armazenados na cloud. Os recursos de autenticação biométrica estão relacionados com especificações de anti-roubo e protecção de identidade em computadores com chips Intel, proporcionando assim mais camadas adicionais de segurança.

No entanto, nem todas as formas de autenticação biométrica poderão ser utilizadas, ou seja, para poder usufruir de reconhecimento facial e vocal, é necessário o computador possuir uma webcam e um processador Intel. Logo, podemos concluir que Macs, dispositivos móveis e Pcs que utilizem processador x86 AMD (Advanced Micro Devices) não irão conseguir utilizar as formas de reconhecimento facial e vocal, e, nesse caso, irá ser pedido ao utilizador para introduzir um PIN. O Live Safe também irá funcionar nos sistemas operativos móveis Android e iOS.

Os ficheiros são armazenados nos datacenters da McAfee uma vez que é o local mais seguro encontrado, segundo Gary Davis.