OS_X_Mavericks_logo

Apple Apresenta Novo MAC OS X Mavericks

Depois de o Notícias Webmaster ter falado sobre as apresentações dos novos MacBook Air e Mac Pro, da apresentação da nova versão do iOS e do novo serviço iTunes Radio, iremos abordar agora a apresentação do novo sistema operativo para computador, o Mac OS X Mavericks. Resumidamente, a Apple conseguiu desenvolver um sistema operativo renovado [...]

os_x_mavericks_slogan

Depois de o Notícias Webmaster ter falado sobre as apresentações dos novos MacBook Air e Mac Pro, da apresentação da nova versão do iOS e do novo serviço iTunes Radio, iremos abordar agora a apresentação do novo sistema operativo para computador, o Mac OS X Mavericks. Resumidamente, a Apple conseguiu desenvolver um sistema operativo renovado e com várias novas funcionalidades, havendo mudanças muito profundas em relação ao anterior sistema operativo, o Mac OS X Mountain Lion, com uma maior performance e recursos optimizados, e , ainda a ligação entre os iDevices e a iCloud, que é cada vez maior.

Mac_OS_X_Mavericks_Finder_Tabs

Bem, começaremos por revelar quais as novidades do novo sistema operativo, Mac OS X Mavericks. Primeiramente, uma das novidade que saltam logo à vista, são os separadores do Finder que permitem ao utilizador aceder a várias pastas do sistema, utilizando para isso, apenas, uma janela. O centro de notificações, é outra das novidades. Apresentará todas as notificações dos eventos notificados no iPhone.

calendario-osx-maverick

O Calendar foi redesenhado e apresenta agora uma simples e intuitiva forma de utilização.

Outra das grandes novidades, do novo sistema operativo, é o facto de ser possível, agora, ler um livro digital que esteja guardado no iPad e/ou no iPhone, através do Mac. Claro, que a sincronização de todos os dispositivos, entre si, é feita através da iCloud.

O Safari 7, apresenta claras melhorias, em relação à versão anterior. Nota-se, claramente, uma maior rapidez e tem novas funcionalidades acrescentadas. Também é possível a sincronização do browser com a iCloud.

os_x_mavericks_apple_maps

Outra das grandes novidades, é a incorporação do serviço de Mapas da Apple no sistema operativo, que apresenta exactamente a mesma experiência de utilização dos dispositivos móveis, mas, com a vantagem de o ecrã ser maior, bem como, da capacidade de processamento e o controlo sob os mapas, graças ao rato ou ao touchpad (estão, igualmente disponíveis mapas em 3D). Este serviço está, também, integrado na iCloud, podendo, por exemplo, o utilizador planear uma viagem no Mac, e depois, visualizá-la no iPhone.

O sistema de suporte a múltiplos monitores foi também melhorado, havendo a possibilidade de a Application Dock e a barra de menu superior sejam vísiveis e clicáveis em todos os ecrãs.

Existe uma maior segurança na gestão de passwords e documentos pessoais, ao ser utilizado o novo iCloud Keychain. Outra, e esta das grandes novidades, com todas as letras, é o sistema de etiquetas, existem auqelas pessoas que guardam os documentos em todas as pastas, que lhes aparecem à frente, sem organização nenhuma, e depois, exploram pasta por pasta para encontrar o tal documento. Agora, isso deixará de acontecer, pois o sistema de etiquetas permitirá os documentos estarem espalhados pelo sistema inteiro, mas, este organizará os documentos, imagens e outros ficheiros sem o utilizador os guardar em pastas específicas.

Sem dúvida, que promete bastante este novo sistema operativo da Apple. O novo MAC OS X Mavericks estará disponível depois do Verão.