ios7_logo

Apple Apresenta Nova Versão iOS 7

Este é, sem dúvida, um dos temas mais cintilantes da actualidade que despertou o interesse de todos os presentes na conferência WWDC 2013, e, também, dos aficcionados da Apple. Claro que estamos a referir-nos à nova versão do sistema operativo móvel da Apple, o iOS 7, o qual diferencia de todas as versões que todos [...]

Este é, sem dúvida, um dos temas mais cintilantes da actualidade que despertou o interesse de todos os presentes na conferência WWDC 2013, e, também, dos aficcionados da Apple. Claro que estamos a referir-nos à nova versão do sistema operativo móvel da Apple, o iOS 7, o qual diferencia de todas as versões que todos os utilizadores iOS testemunharam até ao presente. A apresentação e revelação oficial, desta nova versão, do iOS, era já bastante esperada (precisamente na conferência WWDC 2013) e especulada. No entanto, os rumores não fugiam muito da realidade, os quais afirmavam, e bem, que o iOS 7 iria ter um look diferente de todos os seus antecessores. “A maior mudança no iOS desde a introdução do iPhone”, foi este slogan que Tim Cook, presidente da Apple, utilizou para apresentar a nova versão do sistema operativo iOS.

ios7_look

Começando pelo novo design do iOS 7, esta foi uma área liderada por Johnny Ive, o qual levou a cabo uma revolução bastante profunda no design do sistema operativo móvel, adicionando novos recursos. O design apresentado, mostra uma interface simples e minimalista (tal como era adiantado nos rumores circulados). Os ícones, também, sofreram profundas alterações tendo sido totalmente redesenhados. As camadas de funções estão organizadas por hierarquia e o ecrã possui alguma transparência. De modo a justificar as novas opções da Apple, para o design do iOS 7, o responsável pelo departamento de design da Apple, Johnny Ive, afirmou: “A simplicidade, a clareza e a eficiência também podem ser belas. A verdadeira simplicidade não vem da falta de ornamentação, mas está ligada a ordenar a complexidade”.

O centro de controlo é um dos novos recursos inseridos no novo iOS 7. O acesso à aplicação é feito através do arrastar do dedo no ecrã principal do aparelho. Esta ferramenta permite ao utilizador activar ou desactivar o Wi-Fi, colocar o aparelho em modo de avião, alterar o brilho do ecrã e activar, e, desligar outras aplicações como o AirDrop (partilha de ficheiros), e o AirPlay.

Outra grande novidade da nova versão do sistema operativo móvel, iOS, é as aplicações, para iOS, terem suporte multitarefa, proporcionando que o conteúdo das aplicações seja actualizado mesmo antes de o utilizador estabelecer o acesso. Haverá, igualmente, uma gestão da energia da bateria com o objectivo de poupar e guardar por muito mais tempo a energia na bateria.

A aplicação Siri (que tem novas vozes, novos idiomas, etc), e o browser da Apple, o Safari, também ganharam novas actualizações. O novo iOS 7, terá suporte de câmara fotográfica, acrescentando filtros e uma nova aplicação para organização e partilha (redes sociais) dos ficheiros de imagem.

A nova interface do iOS será suportada pelos seguintes dispositivos: iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, iPad 2, iPad Retina Display, iPad Mini e iPod Touch (a partir da 5ª geração). O sistema operativo foi disponibilizado para os developers a partir de ontem (11 de Junho). O próximo Outono será o período no qual será disponibilizado a nova versão do iOS 7 para os utilizadores comuns.