apple_1976

Apple 1 Vendido Por Valor ‘Astronómico’

Todos nos deparamos com o facto de passados 2-3 meses de termos comprado um novo computador, componente ou Gadget, este já se encontra “fora de moda” e considerado “fraco” relativamente à sua capacidade qualidade/preço. No entanto existem alguns aparelhos pré-destinados a tornarem-se em “História”. É o caso do Apple 1 vendido no passado fim-de-semana por [...]

apple_1976_wideTodos nos deparamos com o facto de passados 2-3 meses de termos comprado um novo computador, componente ou Gadget, este já se encontra “fora de moda” e considerado “fraco” relativamente à sua capacidade qualidade/preço. No entanto existem alguns aparelhos pré-destinados a tornarem-se em “História”. É o caso do Apple 1 vendido no passado fim-de-semana por uma quantia superior a 500 mil €,  diga-se já que não estamos a falar do novo Tablet da Apple, mas sim de um computador de 1976.

Todos conhecem a marca Apple, mas poucos a conhecem pelo produto de que aqui falamos, o inicio dos computadores actuais ( e não, o Bill Gates não fez tudo sozinho). O Apple 1 começou a ser comercializado em 1976 por um valor a rondar os $666.66, não incluindo muitos dos componentes essenciais : fonte, teclado ou monitor (sim, a falta do rato é propositada, este nem sempre existiu).

A venda foi efectuada num leilão na Alemanha [ver vídeo produzido abaixo], mais concretamente por vendido por 671.400 dólares. Após a venda o leiloeiro ainda referiu:

O alto valor pago para este computador é explicado pelo fascínio dos utilizadores pela história do inicio da era dos computadores, aliado à “mística” da Apple e seus fundadores – Steve Jobs e Stephen Wozniak.

O Sortudo – ou “individuo que não tem que fazer ao dinheiro” – adquiriu assim a este brilhante preço algo com um CPU de 8 bits a 1 MHZ capaz de apresentar texto no monitor até 20 por 40 caracteres, além de um pequeno autografo de Steve Wozniak. Passado um ano do Apple-1 saiu o Apple 2. Na altura a Apple permitia o upgrade para o modelo mais recente a troco de algo como 400 dólares.

apple_1_breker_may13

Uma das criticas hoje em dia feitas à Apple são os seus produtos overpriced (sobrevalorizados), mas para muitos milionários este preço é uma “pechincha” pois representa um artigo digno de um museu para qualquer entusiasta da informática.