medref_logo

Aplicação Do Google Glass Identifica Contactos Por Reconhecimento Facial

As primeiras aplicações para o novo dipositivo da Google, o Google Glass (que ainda está na sua fase de testes e desenvolvimento) começam a fazer eco na internet. A mais recente aplicação mostrada está a ser desenvolvida para uso médico. A aplicação tem imensas funcionalidades, mas, a mais impressionante de todas, é a aplicação conseguir [...]

As primeiras aplicações para o novo dipositivo da Google, o Google Glass (que ainda está na sua fase de testes e desenvolvimento) começam a fazer eco na internet. A mais recente aplicação mostrada está a ser desenvolvida para uso médico. A aplicação tem imensas funcionalidades, mas, a mais impressionante de todas, é a aplicação conseguir identificar os contactos gravados na base de dados utilizada através de um sistema de reconhecimento facial do paciente.

A aplicação chama-se MedRef. Desenvolvida com objectivos médicos durante uma hackaton (maratona tecnológica), pode ter aberto a porta para outras aplicações no futuro. Actualmente, é a primeira e a única aplicação criada para o Google Glass que utiliza a tecnologia de reconhecimento facial.

medref_features

Esta aplicação, que tem como objectivo servir de suporte para os profissionais de saúde, ainda se encontra na sua fase inicial e ainda está longe de estar desenvolvida e optimizada a 100%. Futuramente, o seu propósito é ajudar os profissionais de saúde, especialmente os médicos, a registar todas as informações necessárias sobre os seus pacientes, poupando assim tempo e recursos, ou seja, não é necessário o médico procurar pelo ficheiro do paciente nos arquivos. Assim, que o paciente entra no consultório, para a consulta, o Google Glass identifica os pontos faciais e procura na sua base de dados pela identificação respectiva, obtendo e mostrando o ficheiro relativo ao paciente (isto claro, se a fotografia do paciente se encontrar registada na base de dados utilizada).

A equipa responsável pelo desenvolvimento da aplicação MedRef realizou um vídeo, no qual mostra alguma das funcionalidades que a aplicação permite executar. Segundo a equipa, “a aplicação permite ao utilizador registar anotações verbais relativas a cada paciente ou adicionar fotografias e documentos apenas com os óculos. E, claro, reconhecer os pacientes apenas com um “olhar”.“.

A aplicação executa na cloud e funciona de forma muito simples. O Google Glass tem as fotografias registadas, bastando ao utilizador activar o sistema de reconhecimento facial. Após o reconhecimento facial, em tempo real, a face do paciente é comparada com todas as outras existentes na base de dados, resultando então numa percentagem de probabilidade que indica qual é a pessoa respectiva. No entanto, pelo que se pode verificar no vídeo disponibilizado, ainda há muito a desenvolver na aplicação, pois a MedRef ainda só conseguiu uma percentagem de 55% de precisão.

Sem dúvida que virá a tornar-se uma excelente ferramenta de suporte aos médicos nas consultas, ajudando-os a saber em tempo real toda a informação sobre o paciente de que estão a tratar no momento.

Veja, ou reveja, em baixo o vídeo da aplicação MedRef.