android_log

Android Jelly Bean Ganha Terreno Mas Android Gingerbread Ainda É Utilizado

O sistema operativo Android, adquirido pela Google, é um sistema operativo de código aberto que está em constante desenvolvimento e já são várias as versões existentes do Android. No entanto, como em tudo na vida, novas versões vão sendo desenvolvidas ficando muito mais optimizadas que as versões antigas (como é normal), mas, existe ainda muitos [...]

O sistema operativo Android, adquirido pela Google, é um sistema operativo de código aberto que está em constante desenvolvimento e já são várias as versões existentes do Android. No entanto, como em tudo na vida, novas versões vão sendo desenvolvidas ficando muito mais optimizadas que as versões antigas (como é normal), mas, existe ainda muitos utilizadores com dispositivos executando versões antigas do Android, e isso, é um problema para a afirmação das novas versões.

android_logo_versoes

Os números recentes revelados, que dizem respeito, à utilização do sistema operativo Android nos dispositivos Android, mostram que a versão Android Jelly Bean (em todo o seu conjunto de versões), já detém cerca de 58,6% de todos os dispositivos que têm uma ligação estabelecida com a loja da Google, a Google Play. Mais especificamente, na versão Android Jelly Bean 4.x, a versão dominadora é a versão Android Jelly Bean 4.1, com 29% dos utilizadores, enquanto que, a versão Android Ice Cream Sandwich conta com 25,6% dos utilizadores.

A Google, tem apostado e muito, no desenvolvimento de novas versões do sistema operativo Android, no entanto, os números revelam que a versão 2 do sistema operativo é ainda muito utilizada por muitos utilizadores Android, com um total de 39,6% dos utilizadores, ou seja, as versões Android Froyo e Android Gingerbread representam uma fatia bastante significativa dos utilizadores Android.

android_jelly_bean_logo

Outra preocupação para a Google é o facto de a nova e mais recente versão do sistema operativo Android, o Android Jelly Bean 4.2 corresponder a apenas 4% dos utilizadores totais (o que significa que, basicamente, estes 4% correspondem aos utilizadores que adquirem neste momento um dispositivo Android).

A Google, pretende mudar o valor das estatísticas e começar por substituir a versão Android Gingerbread, por versões do sistema operativo mais recentes, bem como, igualmente, tomar medidas para terminar com a grande fragmentação em que se encontra a utilização do sistema operativo Android. Este último caso, deve passar por uma actualização obrigatória do sistema operativo para uma versão Android mais recente.

Actualmente o sistema operativo Android é o grande concorrente do sistema operativo iOS, da Apple.

Em baixo poderá visualizar um gráfico com as estatísticas dos números revelados, pelo Android.

android-estatisticas