windows_8_logo

Afinal Windows Blue Será Windows 8.1

Bem, a Microsoft, parece que não se decide em relação ao Windows Blue, quer dizer, Windows 8.1. Isso mesmo, a Microsoft decidiu mudar o nome da actualização para o Windows 8, alterando assim o nome da actualização que sairá para o Windows 8. Esta nova actualização será o primeiro grande update para o Windows 8 [...]

windows_81_aka_windows_blue

Bem, a Microsoft, parece que não se decide em relação ao Windows Blue, quer dizer, Windows 8.1. Isso mesmo, a Microsoft decidiu mudar o nome da actualização para o Windows 8, alterando assim o nome da actualização que sairá para o Windows 8. Esta nova actualização será o primeiro grande update para o Windows 8 e será gratuita.

Esta informação foi avançada por Tami Reller, directora da área de marketing do Windows. Inicialmente, o plano da Microsoft era lançar o Windows Blue, que na altura foi pensado que seria uma actualização do Windows 8 para uma nova versão do sistema operativo (muitos acreditaram que seria um novo sistema operativo, para esquecer o Windows 8), mas, de um dia para o outro tudo mudou e afinal a actualização que se designaria Windows Blue passou a designar-se Windows 8.1 e será disponibilizada gratuitamente através da Windows Store. E não poderia deixar de ser, até porque ao desenvolver uma actualização com um nome completamente diferente, a Microsoft estaria a comprometer as suas aspirações de afirmação do Windows 8, pois, muitos utilizadores iriam sentir que a Microsoft teria lançado um novo sistema operativo, que não é o caso. O caso é que a Microsoft decidiu seguir o feedback que tem recebido por parte dos utilizadores Windows 8 e, também, de muitas fabricantes, procedendo a alterações para facilitar a afirmação e utilização do Windows 8.

Os planos da Microsoft consistem na flexibilização do desenvolvimento do Windows com todos os parceiros, atingindo assim o objectivo de executar o sistema a partir de dispositivos com diferentes formatos de ecrã. Um dos primeiros passos, passa por a Microsoft definir novos requisitos mínimos de resolução de modo a atrair muitos mais programadores. Caso, este objectivo seja alcançado será possível executar o Windows RT em tablets e até o Windows Pro em modelos com um ecrã mais pequeno que o Surface.

No entanto, nada mais foi revelado sobre quaisquer alterações que o Windows 8.1 virá a fazer em relação ao Windows 8. As únicas certezas, neste momento, é que a actualização mudou de nome, será lançada ainda durante o ano de 2013 e que dia 26 de Junho vai ser lançada a versão preview da actualização, permitindo assim aos utilizadores do Windows e a todos os outros poderem testar e experimentar a versão actualizada do Windows 8.

Esperemos para ver que novidades traz esta nova actualização, o Windows 8.1.