diainternetsegura

5 Fevereiro Dia Europeu da Internet Segura

Num Planeta onde a Internet é cada vez mais um “núcleo” do que diz respeito à comunicação social, interpessoal, etc… é muito importante realçar com regularidade os perigos da mesma. Já todos sabemos que a Internet não é só vantagens e que constitui perigo, que à primeira vista pode parecer inofensivo, pelo que é vital [...]

diainternetseguraNum Planeta onde a Internet é cada vez mais um “núcleo” do que diz respeito à comunicação social, interpessoal, etc… é muito importante realçar com regularidade os perigos da mesma.

Já todos sabemos que a Internet não é só vantagens e que constitui perigo, que à primeira vista pode parecer inofensivo, pelo que é vital ir “refrescando” a memória no que a este tema diz respeito.

Em Portugal este dia, mais concretamente 2 semanas recheadas de eventos, é organizada pelo Centro Internet Segura, num projeto da Fundação para a Ciencia e Tecnologia (FCT) numa iniciativa que tem ocorrido no mês de Fevereiro durante os últimos anos,que envolve mais de 500 ações, 250 escolas através de palestras em salas de aula e auditórios. O objetivo desta campanha é sensibilizar as crianças, jovens e adultos da responsabilidade que se deve ter à frente da Internet ou Telemóvel. No ano 2013 o tema foi “Liga-te mas com Respeitinho”.

A Microsoft Portugal, em conjunto com o Millenium BCP e a Associação de Empresários pela Inclusão Social (EPIS), promoveram ainda uma mega ação de sensibilização sobre este tema. Tópicos como “Os Direitos e os Deveres na Internet” dirigidos a professores e alunos dos diferentes níveis de ensino, bem como aos cidadãos seniores. Esta iniciativa conta com cerca de 150 voluntários que partilharem o seu conhecimento sobre o mundo da tecnologia.

Participarão durante esta semana ainda diversas ONG’s, em ações que decorrerão em diversas escolas de Portugal Continental desde Braga, Coimbra, Lisboa, Sintra, Castelo Branco. À qual se junta um evento especial em Odivelas com mais de 800 participantes numa aprendizagem conjunta sobre os perigos e riscos da rede Web, onde aspetos como navegação, comunicação, socialização, responsabilização e proteção de dados pessoais.

Damos ainda alguns cuidados gerais aquando o uso da Internet:

  • Divulgar informação pessoal como nome, endereços, telefone a entidades desconhecidas que não sejam de confiança;
  • Ter noção do perigo das redes Sociais, blogues,..;
  • (No caso de Crianças) colocar o computador ou outro dispositivo num local seguro onde o adulto tenha fácil visualização daquilo que a criança está a fazer;
  • Passwords seguras quanto possível para diversos serviços, principalmente no caso de contas bancárias;
  • Antivírus constituem um bem essencial em grande parte dos dispositivos;
  • Ter cuidado com as ligações WIFI em dispositivos como Tablets e Smartphones.